O Papai Noel dos Correios já está quase terminando, mas ainda há muitas cartinhas de crianças à espera de um padrinho. Quem adotar uma cartinha deverá entregar o presente até 6 de dezembro na mesma agência onde realizou a adoção. A intenção é levar alegria a 33 mil crianças em todo o estado do RJ.
Quem está sem tempo para ir até uma das agências indicadas pode adotar pela internet. Basta acessar o blog da campanha (http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios), ver as imagens das cartinhas originais escritas pelas crianças e escolher uma para apadrinhar. Após comprar o presentinho solicitado, basta entregar na agência de preferência.
Além da internet, os interessados em adotar uma das cartinhas do Papai Noel dos Correios poderão encontrá-las em 143 pontos de apadrinhamento localizados em agências de correio de 86 municípios do Estado do Rio. Na capital, 43 agências terão cartinhas para adoção. As agências com cartinhas estão listadas no blog da campanha.
A empresa recebeu cartinhas de crianças que enviaram seus pedidos diretamente ao Papai Noel e, também, de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, tais como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias com as secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.
Funcionamento da campanha
A adoção pelos padrinhos é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartinhas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas de acordo com os critérios da campanha. Em seguida, são disponibilizadas em outras unidades da empresa. Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha.
Os presentes são recebidos nos pontos de entrega divulgados pelos Correios para que, posteriormente, a estatal realize a distribuição. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança nunca é divulgado ou informado ao padrinho.
As datas, locais e horários da Campanha Papai Noel dos Correios 2019 podem variar em cada Estado. Todas as informações sobre esta corrente de solidariedade poderão ser obtidas no blog, no endereço http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.
30 anos da Campanha
Desde o início da campanha, foram atendidas mais de 6 milhões de cartinhas – muitas delas com histórias emocionantes de solidariedade. Essa corrente do bem une esforços de empresas, empregados e voluntários da sociedade para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Um dos casos marcantes é de Isabelly Teixeira, de 10 anos, que perdeu uma das mãos após um acidente com rojão. A menina escreveu uma cartinha ao Papai Noel dos Correios, em 2016, pedindo uma mão mecânica de princesa. Graças ao alcance do projeto, ela conseguiu uma prótese feita em impressora 3D.
O pedido foi atendido pelo engenheiro Thiago Jucá, de São Paulo. “Eu desenvolvi um sistema em que faço a prótese por meio de fotos. Ela pediu um braço de princesa e eu pensei em como fazer, fiz com rosa, roxo, brilhante”, disse. Para construir a prótese, Thiago contou com a ajuda de empresários capixabas e voluntários.
“Foi um dia muito legal, porque eu ganhei a minha mão e minha mãe ficou animada, todo mundo ficou animado”, contou Isabelly. “Palavras não expressam o que eu estou sentindo, estou muito feliz por ela”, disse a consultora de vendas Fabiana Silva, mãe de Isabelly.
As histórias, os personagens e os principais momentos da Campanha Papai Noel dos Correios 2019 podem ser acompanhados nas redes sociais oficiais da empresa: @CorreiosBr, @correiosoficial, Correios, photos/correiosoficial