“Rios Livres Mangues Vivos” é uma campanha de conscientização ambiental com o objetivo de salvamento do Rio Tatuoca, no litoral sul de Pernambuco, e será lançada no dia 26 de julho, Dia Mundial de Proteção aos Manguezais.
A campanha é composta de doze episódios, que serão disponibilizados em formato audiovisual e áudio nas plataformas digitais.
A iniciativa é realizada pelo Fórum Suape e produzida pelo Caranguejo Uçá, com o apoio das ONGs Both Ends e Fundo Casa Socioambiental.
Os episódios contarão com entrevistas de pescadoras e pescadores artesanais locais da Comunidade Quilombola Ilha de Mercês, representantes da sociedade civil que são direta e brutalmente impactadas pelo barramento do Rio Tatuoca, e representantes institucionais, como Defensoria Pública da União, Fórum Suape, pesquisadores de instituições acadêmicas veículos de mídia independente.
A campanha “Rios Livres Mangues Vivos” parte dos princípios da responsabilidade pedagógica, do respeito e da preservação humana, não apenas mecanismo de atuação política ou institucional.
A comunidade tradicional quilombola Ilha de Mercês é composta por cerca de 200 famílias, que garantem a soberania alimentar através da coleta de caranguejos e aratus e da pesca artesanal de camarão e peixes, além da coleta de frutas tropicais nativas do território.
Esta matéria foi produzida com a colaboração do jornalista Edson Fly, Núcleo de Comunicação Caranguejo Uçá.
Pernambuco: Complexo Industrial Portuário de Suape comete racismo ambiental e viola direitos humanos