Artes Midiáticas: Campina Grande ganha título da UNESCO como “Cidade Criativa”

Crédito: Divulgação

A Paraíba se tornou o único estado brasileiro com duas ‘Cidades Criativas’, título concedido pela  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -Unesco.

Campina Grande e outras 49 cidades do mundo, passam a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN). João Pessoa já havia conquistado o selo em 2017, na categoria Artesanato e Artes Populares.

A disputa do titulo, neste ano, foi contra Recife (PE), na categoria destaque mundial em Artes Midiáticas. A capital pernambucana conquistou o título na categoria Música.

Segundo a diretora-geral da organização mundial, Audrey Azoulay, o prêmio é reconhecimento ao compromisso dessas cidades em colocar a cultura e a criatividade no centro de seu desenvolvimento e em compartilhar o conhecimento.

Além de grande, a cidade de Campina Grande, é bela e agora também tem o título de Cidade Criativa! A cidade fica a cerca de 120 Km de João Pessoa, capital da Paraíba, que além disso tudo, já é famosa por realizar O Maior São João do Mundo e ser conhecida como a “Rainha da Borborema”.

Visão panorâmica da Cidade Campina Grande-PB- Crédito: Reprodução

Rede de Cidades Criativas da UNESCO

A Rede Unesco de Cidades Criativas agora conta com 295 cidades, em 90 países, que investem em cultura e criatividade – artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes da mídia e música – para promover o desenvolvimento urbano sustentável.

Com o resultado deste ano, o Brasil passa a contar com 12 cidades criativas, eleitas em diversas categorias. Anteriormente as dez cidades-membro da Rede de Criatividade da Unesco, eram as seguintes: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.

“Um novo modelo urbano precisa ser desenvolvido em cada cidade, com seus arquitetos, urbanistas, paisagistas e cidadãos”, diz a diretora-geral da UNESCO Audrey Azoulay, “Estamos pedindo a todos que trabalhem com os estados para reforçar a cooperação internacional entre cidades que a UNESCO deseja promover”.

Cidades criativas recém-designadas, como Bohicon, Doha e Jacarta, unirão forças com as que já são membros, incluindo Brazzaville, Dubai, Cidade do México e Montreal, para desenvolver políticas e soluções urbanas inovadoras que colocam as pessoas e a sustentabilidade no centro do processo de desenvolvimento, ecoando o Urbano Soluções lançadas pela Plataforma das Cidades da Unesco por ocasião do Dia Mundial das Cidades de 2021.

O espírito colaborativo dos membros da UCCN está refletido na publicação Resposta das Cidades Criativas da UNESCO ao COVID-19 em 2020.

Este ano, também, a Rede está coletando e disseminando informações sobre a cultura e as respostas baseadas na criatividade para COVID-19 que também foram tomadas por membros da Rede, que a UNESCO publicará como parte de seu apoio contínuo à recuperação das cidades da pandemia.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas