Está encerrada a fase de grupos da Taça Guanabara de 2019. Os jogos do último fim de semana, válidos pela quinta rodada dessa fase do torneio, decidiram as classificações dos grupos B e C, e fizemos um resumão de todos os jogos.
Madureira 1×1 Americano (02/02)
Ambas as equipes entraram em campo já sem chance de disputar as semifinais da Taça Guanabara, no estádio Conselheiro Galvão, em Madureira. O jogo foi movimentado, mas terminou empatado. A equipe de Campos abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo, com o volante Sanderson. O time da casa empatou aos 29 minutos da etapa final, com o lateral esquerdo Rezende. Assim, o tricolor suburbano terminou essa fase na 5ª colocação do grupo B, com apenas 2 pontos em 5 jogos, sem nenhuma vitória. Já o Americano foi o 4º colocado, com 4 pontos.
Volta Redonda 1×0 Portuguesa (02/02)
O Voltaço fechou a Taça Guanabara em grande estilo. Jogando em casa, no estádio Raulino de Oliveira, venceu a equipe da Ilha do Governador pelo placar mínimo, mas suficiente para ficar com os três pontos. O jogo foi marcado por faltas de luz no estádio, que o atrasaram por mais de 20 minutos. No fim, o triunfo veio graças ao gol do atacante João Carlos, aos 46 do primeiro tempo. O jogador é um dos artilheiros do Campeonato Carioca, com 6 gols. A Portuguesa foi a lanterna do grupo B, com apenas 1 ponto conquistado. Já o Volta Redonda ficou em terceiro, com 10 pontos. Entretanto, o time está em alta e foi o único clube considerado pequeno a alcançar essa quantidade de pontos, só não conseguindo a classificação por questões de saldo de gol. De qualquer forma, está muito bem na classificação geral, que conta para as fases finais.
Vasco 1×0 Fluminense (02/02)
O grande jogo da rodada foi o clássico disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Ambos os times chegavam invictos e visando a primeira colocação do grupo B. O Vasco queria ainda manter seu 100% de aproveitamento nessa fase, e o gol de pênalti de Yago Pikachu, aos 25 minutos do primeiro tempo, permitiu ao cruz-maltino alcançar a marca de 15 pontos, a melhor do campeonato, para chegar com moral nas semis. O atacante Ribamar ainda perdeu um gol incrível. Já o lado tricolor conheceu sua primeira derrota na temporada e saiu muito na bronca com a arbitragem, reclamando fortemente de um pênalti erradamente não marcado ao seu favor. O Fluminense terminou em segundo no grupo B, com 10 pontos, superando o Volta Redonda no saldo de gols, como já dito.
Boavista 0x3 Botafogo (03/02)
Após um terrível início e chegar a ser lanterna do grupo C, graças a um empate e três derrotas em quatro jogos, o Botafogo conheceu sua primeira vitória no campeonato. Entrando em campo já eliminado, o Glorioso visitou o Boavista, no estádio Bacaxá, em Saquarema, e aplicou 3×0 no adversário. Os gols foram marcados por Gustavo Ferrareis, Erik e Jonathan, todos no primeiro tempo. O Boavista tinha chances de classificação, mas acabou eliminado, na quarta colocação do grupo C, com 6 pontos. O desempenho foi bem decepcionante para um time que havia começado com duas vitórias, mas perdeu os últimos três jogos. Já o Botafogo terminou em quinto, com 4 pontos. Ninguém está nada satisfeito com o desempenho do time, mas há esperança que, com essa vitória, o elenco se reanime para o segundo turno.
Resende 3×0 Bangu (03/02)
O jogo foi realizado no Estádio do Trabalhador, em Resende. Ambos os times chegaram com chance de classificação às semifinais, em um jogo de vida ou morte. O Bangu estava desfalcado do atacante Anderson Lessa, um de seus principais jogadores. Assim, o Resende aproveitou o fator casa e aplicou 3×0 nos visitantes. Os gols foram marcados por Valdeci, Zambi e Maxwell, este último um dos artilheiros do campeonato, com 6 gols. Os gols vieram a partir dos 20 minutos do segundo tempo e nocautearam o alvirrubro da zona oeste. Com a combinação de resultados (sua vitória e a derrota do Boavista), o Resende terminou em segundo lugar no grupo C, com 8 pontos, e avançou para as semifinais da Taça Guanabara, sendo o único clube pequeno a conseguir o feito. O Bangu ficou em terceiro, com 7 pontos.
Flamengo 4×0 Cabofriense (03/02)
Em tarde de casa cheia no Maracanã, cerca de 50 mil torcedores assistiram a goleada do Flamengo para cima do time da Região dos Lagos. O jogo foi de domínio rubro-negro do início ao fim. Os gols foram marcados por Willian Arão, Diego (um dos melhores em campo e que anotou esse de bicicleta), Arrascaeta (primeiro gol com a camisa do Flamengo), e Bruno Henrique. Destaque também vai para Gabigol, que ainda não marcou, mas contribuiu com uma boa assistência para o quarto gol. Dessa forma, o Flamengo garantiu a primeira colocação do grupo C, invicto e com 13 pontos. Já a Cabofriense, que não pôde fazer quase nada, terminou como lanterna da chave, com 4 pontos.
No próximo fim de semana, acontecerão as semifinais da Taça Guanabara. No sábado (9), às 19h, no Maracanã, acontece o clássico Fla-Flu. E no domingo (10), às 17h, também no Maracanã, o Vasco enfrenta o Resende. Os vencedores avançam à final do primeiro turno, que acontece no dia 17.