Alexandre Macieira | Riotur

Falta pouco mais de um mês para os desfiles de carnaval no Rio, mas a Sapucaí já abriu as portas da avenida para os ensaios técnicos do Grupo Especial no último sábado (25). As escolas Unidos de Padre Miguel, Unidos da Tijuca e Mocidade Independente de Padre Miguel, deram início as apresentações mostrando muito samba no pé e alegria.

A Unidos de Padre Miguel estreou a temporada 2025 de ensaios técnicos levando o enredo “Egbé Iyá Nassô”, composto pelos carnavalescos Alexandre Lousada e Lucas Milato. O tema homenageou a história do primeiro terreiro de Candomblé do Brasil, Iyá Nassô, a resistência e o poder feminino. Também conhecido como Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, o terreiro foi fundado em 1830, em Salvador, e está em atividade até os dias atuais. A rainha de bateria da escola, Andressa Marinho, marcou presença com muito samba, junto a musa Jaquelline Grohalski. 

Com o samba-enredo “Logun-Edé – Santo Menino que Velho respeita”, do carnavalesco Edson Pereira, a Unidos da Tijuca encantou o público, e os componentes mostraram que o enredo que narra a linda história de amor entre os orixás Oxum e Oxóssia, está na ponta da língua, cantando a todo momento. A agremiação entrou usando apenas balões e pompons nas cores da escola. Já Juliana Alves, que foi rainha de bateria da Unidos da Tijuca por seis anos, atraiu olhares com um look dourado, e foi ovacionada pelo público. A atriz deve substituir a cantora Lexa, que anunciou na última terça-feira (21) sua saída do posto de rainha de bateria da escola, para priorizar sua saúde e a da bebê que está esperando.

Fechando o primeiro dia de ensaio técnico, foi a vez da Mocidade se apresentar na avenida. Este ano, a escola trouxe o samba-enredo “Voltando para o Futuro – Não há limites pra sonhar” de autoria dos compositores Paulo Cesar Feital, Cláudio Russo, Alex Saraiça, Denilson Rozario, Carlinhos da Chácara, Marcelo Casanossa, Rogerinho, Nito de Souza, Dr Castilho e Léo Peres. A escola homenageou a carnavalesca Márcia Lage, que morreu recentemente, no último dia (19) de leucemia. A rainha de bateria, Fabíola de Andrade, apostou em um figurino prateado e mostrou muito samba no pé. As musas da agremiação, Tati Minerato e Erika Schneider também esbanjaram beleza e talento na avenida.

No próximo sábado (01/02), os ensaios continuam a partir das 19h com as escolas Paraíso do Tuiuti, Beija-Flor e Mangueira.