Alta do turismo e prolongamento do verão impulsionam otimismo no setor de alimentação fora do lar.
O Carnaval de 2025 se aproxima e traz consigo expectativas positivas para bares e restaurantes em todo o Brasil. Segundo pesquisa da Abrasel, 74% dos empresários do setor pretendem abrir durante a folia, e 69% deles acreditam que o faturamento será maior do que no ano passado.
Para a maioria (59%), o crescimento pode chegar a 20%, enquanto 10% esperam resultados ainda mais expressivos. Em Salvador, a proprietária e chef do Boteco di Janela, Nara Amaral, destaca a importância do verão para os negócios e como o período impacta diretamente a contratação de profissionais.
“Sempre contrato nessa época porque minha equipe é bem pequena, já que sou um restaurante de rua. No verão e no Carnaval, o movimento aumenta bastante, então sempre chamamos extras. Inclusive, este final de semana pedi para aumentar a escala, pois há muitas pessoas chegando na cidade para eventos, como a festa de 2 de fevereiro, que está bem movimentada”, explica Nara.
A chef também ressalta que a presença de turistas que já conhecem o Boteco di Janela ou querem conhecer o espaço pela primeira vez justifica a abertura do restaurante durante o Carnaval.
“Já tem três anos que a gente abre no período de Carnaval, para receber as pessoas que vêm para Salvador. Não é pelo volume do movimento, mas porque sei que há uma expectativa de quem acompanha nosso trabalho e quer conhecer o restaurante. Além disso, há muitos clientes do Sudeste que aproveitam as férias para vir”, complementa.
O crescimento do Carnaval de Belo Horizonte também impacta bares e restaurantes da cidade. O empresário Adélcio Coelho, dono do Boivindo, percebe o movimento como semelhante ao de um feriado prolongado e aposta no clima carnavalesco para atrair o público. “Fazemos decoração especial e colocamos músicas de Carnaval para criar um ambiente mais animado”, conta.
Apesar da festa ter se tornado um dos maiores carnavais de rua do Brasil, Coelho observa que muitos turistas se concentram nas regiões onde os blocos se apresentam, como Savassi e o centro da cidade. Ainda assim, ele vê oportunidades para receber foliões que buscam um ambiente mais reservado. “O Boivindo está totalmente preparado para receber todos os foliões que quiserem uma experiência diferente da festa de rua”, afirma.
A expectativa positiva para o Carnaval 2025 é reforçada pelo fato de o verão ter começado mais cedo e com grande presença de turistas em várias capitais. Em Salvador, Nara Amaral conta que essa movimentação já alterou a rotina do Boteco di Janela.
“Para se ter uma ideia, começamos o verão abrindo de quinta a domingo, depois passamos para quarta a domingo e agora já estamos funcionando de terça a domingo para atender a demanda. Quando o verão acabar, voltaremos ao funcionamento normal”, destaca.
Com mais turistas circulando pelo país e aproveitando a gastronomia local, bares e restaurantes ganham fôlego extra para o início do ano, fortalecendo suas marcas e conquistando novos clientes. Para os empreendedores do setor, o Carnaval não é apenas sinônimo de festa, mas também de boas oportunidades de crescimento.