Professores
Crédito: Eduardo RS - Pixabay

Lembro do primeiro dia que entrei naquela sala de aula, do primeiro material escolar, da alegria ao saber que eu estava ali para aprender. Você professor, me transmitiu essa certeza.

A primeira tentativa para desenhar a letra do meu nome, pois é desenhando que se aprende. A comparação das letras com objetos para tornar o aprendizado mais divertido.

Você era a minha pessoa preferida, eu amava o seu sorriso e a carinha feliz que colocava no meu caderno, quando eu mostrava o dever de casa. Lembro do seu carinho ao cuidar de todas as crianças, inclusive de mim.

O que eu não tinha noção, era do quando tudo isso era trabalhoso, e muitas vezes você abdicou do seu fim de semana para corrigir as provinhas e preparar as próximas aulas. Quando a gente é criança, tudo parece tão simples.

Chamar de tio ou tia era tão fácil, até chegar no ginásio e ter que parar, pois se chamasse assim, seria uma criancinha para os outros colegas. O ginásio parecia tão importante, tão adulto.

Nessa fase você também me acompanhou, as matérias já eram mais difíceis, mas você sempre me apoiou. Eu nunca tive a oportunidade de te falar, mas você mudou meu futuro, me incentivou a continuar estudando, pois o estudo é o bem mais precioso.

Eu nunca te dei trabalho, mas sei que muitos coleguinhas deram, porém, hoje eles são pessoas melhores, graças a você e a sua capacidade de ensinar com amor.

Quando cheguei ao Ensino Médio senti a sua falta, mas era a falta do seu jeito de lidar com crianças, pois você estava ali, só que agora de uma forma mais séria. Seu objetivo era mostrar que o futuro precisava ser definido. Não dava para perder tempo.

Algumas matérias preferidas, e outras, nem tanto. A matemática que nunca gostei, me segue até hoje, mas olha, eu sou boa em fazer textos. Eu aprendi com você.

Na faculdade você não era menos importante, nunca pense isso, mas a vida era muito corrida. A vida de adulto não é fácil, mas isso você já sabe. Afinal, você continua preparando aulas, agora mais elaboradas, e segue corrigindo provas aos finais de semana.

Saiba que em algum momento daquela correria, você me incentivou. Me deu forças para continuar essa jornada até o fim. Ao final do curso, eu dediquei o meu Trabalho de Conclusão de curso aos meus amigos, a minha família e a você. Não esqueço quem é importante.

Sigo a vida, busco sempre aprender novas coisas, mas você não me abandona. Onde estou aprendendo, você está comigo. Não desacredite da potência que você é. Obrigada por tudo que fez em minha vida e pelo que vai fazer pelas próximas gerações.

Você merece valor, respeito e dignidade. Sem você, eu não seria nada. O mundo não seria nada. Feliz Dia do Professor!