Casa de Gana será inaugurada no Pelourinho

No dia 20 de novembro, será lançada a Casa de Gana, como parte da programação do Salvador Capital Afro. A iniciativa busca fortalecer relações culturais, comerciais e turísticas entre o país africano e Salvador (BA).

Marcando a abertura do projeto, será realizado um tradicional Cortejo Durbar, pelas ruas do Pelourinho, onde cerca de 30 artistas ganeses e 20 lideranças, entre chefes de estado e autoridades, incluindo o vice-cônsul e a Embaixadora de Gana, estarão presentes. A concentração está marcada para 8h no Largo Terreiro de Jesus.

O cortejo apresentará a tradicional dança Fontomfrom de Shebre, reunindo músicos, cantores, percussionistas, bailarinos, mascarados, acrobatas e andadores de perna-de-pau, vestidos com suas indumentárias características feitas com o tecido kente, além de seus tambores típicos, entre outras composições alegóricas. A iniciativa é promovida pela Embaixada de Gana no Brasil e liderada pelo estilista e designer afro-brasileiro Luiz DeLaja, com produção executiva de Kate Cubas da Bluejay Produções.

O desfile e a celebração culminarão nos degraus do edifício localizado na Ladeira São Miguel – 07, que abrigará a Casa de Gana durante a programação de 20 a 24 de novembro. Haverá o derramamento simbólico da libação e o corte da fita para sinalizar a inauguração do espaço por Suas Excelências a Embaixadora de Gana, o Vice Cônsul Honorário de Gana na Bahia e representantes do Governo estadual da Bahia e municipal de Salvador. Em seguida, haverá a cerimônia de abertura e lançamento da exposição com Arte Ganense.

A programação segue gratuitamente até dia 24 de novembro, entre 10h e 22h, com músicas, danças, artes visuais, literatura, artesanato e culinária típicas do país da África Ocidental. Algumas das atividades precisam de inscrições no Sympla. Mais informações podem ser consultadas em Casa de Gana.