A Casa do Congresso do Povo, que funciona desde 2019 na periferia de Maceió, é uma organização local ligada à Frente Brasil Popular e uma importante aliada na disseminação de informações sobre o auxílio emergencial aos moradores do bairro da Levada, parte baixa da capital alagoana.
Desde o mês de maio, um grupo de assistentes sociais e outros profissionais voluntários trabalham no local todas às quartas-feiras para orientar trabalhadores informais que perderam suas rendas em virtude da crise econômica ocasionada pela pandemia da Covid-19. Mais de 100 famílias já foram atendidas com orientações exclusivas sobre o auxílio emergencial.
De acordo com Franqueline Terto, uma das profissionais envolvidas, meses após o início do pagamento do auxílio, muitas pessoas ainda frequentam o espaço para sanar dúvidas, principalmente após o governo federal anunciar a redução do valor do benefício. Apesar da informação ser amplamente divulgada pela imprensa, Franqueline afirma que os moradores só acreditam quando confirmam na Casa do Congresso do Povo, local que se transformou em um ponto de referência. “Sabemos que muitos não têm acesso à tecnologia e até mesmo a um celular. Sendo assim, a exclusão digital acaba prejudicando a situação de pessoas que já passam por dificuldades em todos os aspectos”, ressalta.
A empregada doméstica Maria Lúcia Ribeiro, 43, foi uma das atendidas. Antes da pandemia ela já havia participado de cursos ministrados por voluntários no local, considerado um espaço de solidariedade e organização. “Graças a eles consegui resolver tudo. Foi excelente porque a gente nem sempre entende tantas informações. As dúvidas foram muitas. Vários itens eu não compreendia, principalmente sobre a poupança digital”, comenta.
Franqueline Terto alerta que durante os plantões definidos pelas equipes, todos os cuidados são tomados para evitar que tanto voluntários quanto moradores sejam infectados. Esta é a maior preocupação da equipe, já que às vezes chegam mais pessoas do que o recomendado. “Aí orientamos que aguardem em outro espaço porque não podemos ficar aglomerados ainda. Tem sido muito desafiador pois não é apenas passar a informação, mas traduzi-la numa linguagem que o atendido possa compreender todo o processo do auxílio”, explica.
Casa do Congresso do Povo
A Casa do Congresso do Povo foi inaugurada com a iniciativa da Frente Brasil Popular e outras organizações sociais. Desenvolve atividades com ajuda apenas de voluntários, sem apoio da gestão pública ou empresários. Entre os voluntários estão brigadistas, militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), integrantes do Levante Popular da Juventude (LPJ), membros da Igreja Batista do Pinheiro, Torcida Organizada Antifascista do Centro Sportivo Alagoano CSA).
No espaço são desenvolvidas múltiplas ações para públicos diversos, como oficinas de artesanato com grupo de mulheres, atividades lúdicas para crianças e curso de serigrafia para adolescentes e jovens. O local também tem um ambiente de convivência e integração com horta e bosque comunitário, além de uma biblioteca popular onde moradores podem pegar livros emprestados.
Esta matéria foi produzida com apoio do Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo do Google News Initiative