A Casa Pequeno Davi, é uma organização não governamental que funciona há 35 anos no Baixo Roger, periferia de João Pessoa- PB, fundada por religiosos de São Vicente de Paula para acolher especialmente crianças a partir de 6 anos de idade, adolescentes e jovens.
O local tem como missão contribuir para efetivação dos direitos humanos, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social, com ações de educação integral, articulação comunitária e institucional e intervenção nos espaços de políticas públicas da Paraíba, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável.
Há mais de três décadas uma equipe da Pastoral do Menor assumiu a instituição, iniciando um trabalho educacional, tendo como base o Estatuto da Criança e Adolescente.
Atualmente, a Casa Pequeno Davi desenvolve atividades educacionais, artísticas, culturais e esportivas com crianças e adolescentes da região metropolitana de João Pessoa, com vistas a construção da Cidadania.
Suas ações pela efetivação dos direitos humanos são estendidas para o estado da Paraíba e para o Brasil, especialmente, na região Nordeste.
Devido a pandemia da Covid-19, as atividades (oficinas), estão acontecendo de maneira remota. Todas as pessoas cadastradas na instituição estão recebendo cestas básicas mensalmente.
Formas de atuação
Articulação de redes de proteção integral dos direitos da crianças e adolescentes; Formação e sensibilização temática em direitos humanos em escolas públicas da Paraíba; Formação de profissionais que atuam no Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Formação política, pedagógica e para sustentabilidade junto às organizações sociais; Oferta de oficinas mensais para familiares/responsáveis com objetivo de elevar as suas competências; Participação e intervenção sistemáticas nos espaços de discussão, formulação e controle de políticas públicas para crianças e adolescentes (Conselhos, Fóruns e Redes).
Realização de campanhas de mobilização social contra toda forma de violência ou violação de direitos humanos.
Familiares também recebem material pedagógico para as atividades remotas das crianças e adolescentes!
A instituição possui a Web Rádio Pequeno Davi, que também serve para levar informação sobre a educação, contribuindo para a efetivação dos direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A programação fala de ações da educação integral, articulação comunitária e institucional e intervenção nos espaços de políticas públicas da Paraíba, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável, e também orienta sobre o perigo da Fake News.
Acesse o link Web Rádio Pequeno Davi e acompanhe a programação.
Oficinas pedagógicas
Artes visuais: as crianças e adolescentes dialogam com as diversas formas de expressão – pintura, dança, música, artes plástica, etc.
Contação de história:espaço para superar as dificuldades com a leitura e ter contato com o mundo mágico dos livros, da literatura infanto juvenil.
Dança: através da dança as crianças trabalham elementos como a expressão corporal e a controlar a timidez.
Esporte e recreação: é trabalhado como um complemento à educação, especialmente como forma de integração entre as crianças e adolescentes.
Formação Humana: perpassa todas as oficinas para que crianças e adolescentes discutam e reflitam sobre vários temas transversais à questão dos direitos humanos e da cidadania.
Inclusão digital: todas as crianças e adolescentes das várias oficinas têm acesso.
Iniciação profissional (serigrafia, móveis planejados, manutenção de micros):os adolescentes e jovens têm oportunidade de aprendizagem em cursos com demanda para o mercado de trabalho.
Ludo pedagógico: o espaço é reservado para as crianças desenvolverem a leitura e as linguagens escrita e oral, além de trabalhar elementos lúdicos que auxiliam na aprendizagem como os jogos pedagógicos.
Música: as crianças trabalham as habilidades e descobrem vocações para os instrumentos musicais. (Coral, Flauta, Metais e Percussão).
A Casa Pequeno Davi atua exclusivamente por meio de doações, e criou uma loja virtual com vários produtos como copo, chaveiros, calçados, camisas e muitos mais. Todo valor arrecadado é para desenvolvendo as atividades do local. Acesse @sustentdavi , confira e adquira.
Impacto Social
Mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens, já participaram das atividades promovidas pela Casa Pequeno Davi ao longo desses 35 anos.
No decorrer desses anos, a Casa Pequeno Davi tem promovido mudanças significativas na vida de crianças, adolescentes e jovens, através de ações relevantes para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida, com foco no desenvolvimento pessoal, educação, trabalho e cultura de paz.
Há, em todas estas áreas, evidências do benefício promovido pela instituição às crianças e adolescentes, tanto no aspecto existencial como nas relações familiares, de cidadania e desenvolvimento.
Este é um projeto feito com amor, responsabilidade e transparência, mas precisa de recursos para continuar e se qualificar permanentemente a sua atuação. Por isso a participação de todos é fundamental.
Contribuir para a construção da cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social, seja através da educação, das artes ou do esporte.
As parcerias nas doações têm feito a diferença, especialmente nesse momento de tantos desafios.
A CASA PEQUENO DAVI, fica localizada na Rua João Ramalho 195 – Bairro do Roger /CEP 58.020-200, João Pessoa/PB. Quem desejar fazer uma visita basta agendar através do telefone (83) 3241-5263 ou pelo @casa.pequeno.davi
As doações podem ser feitas através do Banco do Brasil, Agência 0011-6, Conta Corrente: 223.174-3. Contribua! Seu apoio é fundamental!
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas