Catadores cearenses terão auxílio emergencial até o fim do ano

Catadores de materiais recicláveis no Ceará - Reprodução
Catadores de 65 associações cearenses vão receber auxílio financeiro de R$ 261,25, até dezembro, conforme o Projeto de Lei 37/20, aprovado nesta quinta-feira, 30, que beneficiará 1.249 pessoas. O valor poderá ser sacado através de cartão bancário personalizado e representa um auxílio emergencial aos catadores do estado.
“Muitas famílias vivem dessa atividade e esperamos atender os milhares de trabalhadores nessa área. A medida ajuda famílias atuantes nessa atividade no período de pandemia, além de incentivar a reciclagem dos materiais.”, comentou Camilo Santana, governador do Ceará.

O Ceará tem 1.249 catadores cadastrados em nove cooperativas, que serão beneficiadas inicialmente. No entanto, o número deve ser ampliado para contemplar os autônomos de coleta seletiva que ainda não fazem parte do cadastro.

“Fundamental para o meio ambiente, que trabalha diuturnamente numa função que, para a maioria, é quase invisível, notadamente nos grandes centros urbanos. Os catadores são ambientalistas por excelência, dando um duro exemplo de como reciclar de resíduos sólidos, prática que, infelizmente, ainda não foi assimilada por grande parte da sociedade”, disse Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará.