O Censo de 2022 revela uma mudança significativa no crescimento populacional da metrópole do Rio de Janeiro. Enquanto nas décadas anteriores a população havia aumentado consideravelmente, a última década registrou uma redução populacional – sua participação no total da população do país caiu de 7,5% em 2000 para 5,8% em 2022.

A perda populacional equivale a uma cidade de 100 mil habitantes, do tamanho de Assis, no interior paulista. Os poucos dados do Censo de 2022 divulgados pelo IBGE revelam uma forte reversão na trajetória do crescimento populacional da metrópole do Rio de Janeiro.

Alguns números resumem essa mudança. A população, que havia crescido 11,1%, entre 1991 e 2000, e 9,1%, entre 2000 e 2010, variou negativamente na última década. Em termos absolutos, essa inédita redução da população contrasta em muito com o que foi registrado em cada uma das duas décadas anteriores, quando a metrópole viu sua população aumentar em torno de um milhão de pessoas.

Segundo Juciano Rodrigues, professor, pesquisador e membro do Observatório das Metrópoles, é cedo para cravar o que provocou essas mudanças – de certa maneira – radicais nas tendências de crescimento e de distribuição espacial da população.

Ele escreveu em artigo no Observatório das Metrópoles que, no caso do Rio de Janeiro, “há um contexto negativo marcado por problemas econômicos, sociais e urbanos que não pode ser de forma alguma ignorado”.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas