O massacre das remoções no Rio de Janeiro fez surgir vários morros e favelas e não foi diferente com o Morro do Borel, que surgiu em 1921, através da remoção da população do Morro do Castelo e Santo Antônio no centro da Cidade.
Hoje com mais de vinte mil moradores o Morro do Borel é uma favela com uma identidade cultural fortíssima, o samba rapidamente se consolidou e 10 anos após a remoção foi criada uma das Escolas de Samba mais respeitadas do país a GRES Unidos da Tijuca.
Duas décadas depois surgiu a organização intitulada como União dos trabalhadores Favelados, que posteriormente se tornou a associação de moradores, formalizada com a sigla ACMAB – Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Borel.
Entre tantas lutas em um ano super difícil o Morro do Borel continua a resistir, no dia 11 de Dezembro foi realizada a Festa do Centenário do morro e o Projeto Miss Borel. Um desfile foi realizado e o critério não era apenas a beleza física, mas sim o amor pela favela, a representatividade identitária do morro e várias categorias foram contempladas envolvendo diferentes faixas etárias.
Dentre as inúmeras apresentações artísticas Mc Duda do Borel, uma grande referência do Funk da década de 90, foi destaque, que promoveu um encontro de gerações ao som do Funk da Antiga.
Coletivo Brota na Laje, Jocum, Igreja Santa Mônica, Velha Guarda de Honra da GRES Unidos da Tijuca, Comissão de Moradores da Comunidade Indiana e inúmeras entidades que fazem parte do território e muitas pessoas foram homenageadas.
Segundo Marcelo Deodoro ativista social da Indiana e um dos organizadores do evento, este dia ficará marcado na memória de muitos moradores.
Salve o Morro do Borel!
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas