A Central do Carnaval Afro, um projeto da Rede Emunde apoiado pelo Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia, vai realizar neste sábado, 20 de janeiro, o Grito de Carnaval. A programação será realizada na sede do CRDH/UNEB, a partir das 13h:30, situada à Ladeira do Carmo, 37, Santo Antônio, Salvador.
O propósito do evento é aproveitar o período do carnaval da Bahia para amplificar as ações em prol do empreendedorismo de negros e mulheres na Bahia; turismo étnico-afro; desenvolvimento de tecnologias sociais e ambientais e inclusão social e produtiva do povo baiano, principalmente, de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que foram, historicamente, vítimas de preconceito, opressão e exclusão social.
A festa momesca vai contar com participações de DJs, VJs, decoração carnavalesca, Nanotrioelétrico encantado, produtos e moda étnico-afro da Bahia e do Brasil. Além de ser uma festa inclusiva, com a participação de pessoas de todas as idades, gênero, raça e classe social.
Confirmaram presença várias organizações sem fins lucrativos como: Instituto Vencendo o Câncer (IVECAN), o Lar Santo Expedito e a Casa Maria Felipa, além das instituições da Rede Emunde e que fazem o carnaval do Pelourinho.
A iniciativa da proposta tem o apoio do CNPQ Universal, Chamada 10/2023, Projeto de pesquisa Bahia 5.0: metodologia para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais, inclusão produtiva, inovação e tecnologias sociais na Bahia e no Brasil.