Estudantes, professores, coordenadores, autores de vários estados brasileiros e organizadoras do livro digital “Autobiografando-se com Paulo Freire” participaram do lançamento, na última segunda-feira, 20, de forma remota.
O evento fez parte da culminância dos encontros do Grupo de Estudo da obra Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática docente emancipadora, do saudoso educador pernambucano, Paulo Reglus Neves Freire, que aconteceram entre os meses de fevereiro e maio de 2001, com carga horária de 50 horas.
Segundo o edital do Centro Paulo Freire, “o relato de experiência/memorial é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para a área de atuação. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações realizadas e as considerações/impressões que a vivência trouxe àqueles (as) que a viveram. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico freiriano, relacionado à obra Pedagogia da Autonomia”.
Nesta perspectiva que foi produzido o e-book “Autobiografando-se com Paulo Freire”, de autoria dos (as) estudantes do Grupo de Estudo, com a organização da doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Maria Aparecida Vieira de Melo e a graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, Maria Erivalda dos Santos Torres.
A publicação integra o “Caderno de Socialização do Memorial/Relato de Experiência do Grupo de Estudo, Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática docente emancipadora”, enquanto a atividade foi desenvolvida pelo Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, com apoio da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com o Fórum Municipal de Educação de Caruaru.
Amantes da leitura, educadores (as) e demais interessados podem baixar gratuitamente a obra “Autobiografando-se com Paulo Freire” a qualquer momento.
O educador Paulo Freire é reconhecido como Patrono da Educação Brasileira, através da Lei nº 12.612/2012.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas