O Jornal A Voz da Favela do mês de Maio já está nas ruas repleto de histórias e ações comunitárias que estão sendo realizadas durante a pandemia. As matérias trazem um panorama realista sobre a situação e todas as dificuldades que traz, assim como os movimentos alimentados pela solidariedade e empatia que estão fervilhando com o crescimento dos problemas sociais.
A capa traz em destaque o papel dos Líderes Comunitários, que tem sua data comemorativa neste mês. Moradores de periferias do Rio de Janeiro e São Paulo foram escutados sobre a importância das atividades dessas pessoas, principalmente no momento difícil que a sociedade está vivendo, mas não somente nele.
Ainda nesse caminho das ações coletivas, duas matérias vem mostrando o quanto o espírito fraterno e solidário vem sendo despertado nas pessoas, resultando em um movimento revolucionário de afeto e ajuda em larga escala.
Em Salvador, devido às fortes chuvas que atingiram a região no mês de Abril, muitas ruas da cidade ficaram completamente alagadas, e uma delas foi a da sede da ANF. As famílias que não foram atingidas, rapidamente se voluntariaram e desde então desenvolvem as ações de coleta e doação de alimentos que chegam até a agência.
Outro exemplo de iniciativas inspiradoras é o da Associação de Mulheres de Itaguaí Guerreiras e Articuladoras Sociais – A.M.I.G.A.S, que lutam pela segurança alimentar da população de seus territórios, principalmente das mulheres mães que perderam seu emprego ou estão sobrecarregadas de responsabilidades. As integrantes do coletivo recolhem doações diversas, fazem trabalho de educação e orientação sobre uso de álcool gel, máscara, e preparam semanalmente diversas refeições prontas para as famílias que precisam.
Além de outras pautas, a edição traz também a luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, que apresenta um cenário trágico, onde existe a crescente nos números de casos durante a pandemia, mas infelizmente a maioria deles não é notificada, existe falta de informação, além de desarticulação política e falta de políticas públicas.
O Jornal A Voz da Favela é distribuído mensalmente, com um total de 50.000 exemplares, em vários pontos da Cidade do Rio de Janeiro. A contribuição é voluntária e o valor fica inteiramente para o distribuidor. As reportagens são escritas majoritariamente por colaboradores de todo o Brasil, que atuam como cidadãos jornalistas, relatando a realidade dos territórios em que vivem e denunciando o que a grande mídia muitas vezes não divulga.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas