Há 21 anos, no dia 20 de abril, um grupo de jovens do bairro Cidade Jardim, periferia de Teresina – Pi, se reunia para realizar atividades artísticas e fomentar a cultura, sem imaginar que mais de duas décadas depois essa iniciativa estaria consolidada com a formação da COTJOC- Companhia de Teatro Jovens em Cena.
A Companhia de Teatro Jovens em Cena é formada por moradores própria comunidade, voluntários, que faziam parte, um grupo de jovens da igreja católica, que se reunia com a finalidade de montar o espetáculo da Paixão de Cristo, anualmente.
A inciativa de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, vêm alcançando instituições escolares do Estado do Piauí, especificamente em sua Capital – Teresina, na zona leste, abrangendo a área das comunidades Cidade Jardim, Pedra Mole, Socopo, Vila Nova e suas adjacências, envolvendo diversos seguimentos da cultura.
O Coletivo de Teatro COTJOC completa 21 anos de história e resistência, celebrando mais um ano de luta e Arte, lembrando das motivações e do que sustenta esse legado: o amor à cultura e o amor à arte.
O momento serve também como reflexão sobre um início difícil, de um grupo que saiu da igreja e ampliou seus horizontes para um mundo ilimitado, da arte de rua, de palcos diversos, de manifestações diversas, com a missão e o foco de encantar o público com a beleza de um espetáculo, trazer risos, sustos, reflexões, pensamentos, ideias.
A COTJOC ousa tirar dos palcos iluminados e estruturados e colocar no piso de chão batido, no chão fervente de uma praça, grandes artistas, que em nada perdem sua grandeza e aproximam sua riqueza de muita gente que entende com leveza o peso que a arte tem.
E assim com louvor, são 21 anos tecendo a teia do bem social, do olhar à periferia…21 anos sendo ponte e mostrando que a arte está sim ao alcance de todos.
São 21 anos de existência, persistência e luta dentro de sua comunidade e também dentro da cena artística piauiense.
Com o tempo houve a necessidade de alimentar mais a cultura da região através do teatro e foi então que a Companhia de jovens passou a ser de fato um grupo de teatro e logo em seguida iniciou a realização de algumas montagens, como: Romeu e Julieta, A Pele do Lobo, O Canto da Libertação, O verdadeiro amor de Crispim e Dorinha, A verdadeira história de Romeu e Julieta, Elegbara, Doroth, Fogo de Palha e a Paixão de Cristo.
Paixão de Cristo se tornou oficialmente o carro chefe da companhia de teatro, apresentado no bairro Cidade Jardim há 16 anos, que gera renda e estimula a arte, estando fora de cena há quatro anos, por dificuldades financeiras, sem apoio público e privado, e com o advento da pandemia da Covid-19 a situação ficou ainda pior.
A cena atual
Atualmente o projeto da COTJOC de expressão artística piauiense e de outros estados é a Mostra Nacional de Teatro da COTJOC, que em agosto próximo fará 12 anos de realização, luta e resistência, sobrevivendo as adversidades.
O evento leva o nome de “Arte ao Alcance de Todos”, oferecendo uma Mostra Nacional de Teatro, que tem contribuído de maneira positiva para a bagagem cultural dentro da comunidade da Cidade Jardim e bairros adjacentes, incluindo também algumas comunidades das zonas rurais.
A mostra oferece gratuitamente oficinas e espetáculos para crianças, jovens, adultos de todas as idades. A população demonstra interesse e gosto pela arte, mas por diversos motivos não tem oportunidade de participar de atividades culturais.
Este projeto traz a característica de homenagear e valorizar algumas pessoas que já contribuíram ou contribuem para o teatro de expressão piauiense.
Veja a lista dos homenageados desde de 2010, e quem será receberá a honrosa homenagem em 2021.
Em 2010, um dos fundadores da companhia Jesus Silva, em 2011 o dramaturgo Ací campelo; em 2012 a ex.presidente da SECULT e atriz Bid Lima; no ano de 2013 o diretor Arimantan Martins; em 2014 a grande atriz Silmara Silva; em 2015 o ator e articulador do FeatLuso Francisco Pellé; em 2016 foi a vez do diretor, ator e coordenador do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes Adriano Abreu; em 2017 a grande atriz Lari Salles, em 2018 o ator Fernando Freitas, em 2019 foi a atriz uma da fundadora da companhia Gessyvane Rubim, em 2020 foi o ator e diretor Siro Sirís. Em 2021, o homenageado será o ator e diretor Chico Borges.
Projetos da COTJOC
A Companhia de Teatro Jovens em Cena – COTJOC promove por meio de seus projetos e atividades culturais a aproximação das pessoas com a arte e o interesse pela cultura.
Em novembro de 2020, a companhia realizou sua 11ª Mostra Nacional de Teatro “Arte ao Alcance de Todos”, na modalidade online e presencial, com todos os cuidados desde a redução de apresentações, quantidade de artistas, limitação de público, distanciamento social, uso de álcool e máscaras, medição de temperatura, tudo pensado para ter a maior segurança possível no evento que teve sua capacidade obviamente reduzida mas aconteceu.
A Mostra Nacional de Teatro – Arte ao Alcance de Todos, faz parte das promoções da Companhia, realizada desde o ano de 2010, um evento já sedimentado que vai além de um simples encontro de arte e cultura, mostrando à comunidade do bairro e todo o seu entorno, múltiplas possibilidades de realização de seu potencial artístico.
Tem-se atenção especial à juventude da região mostrando que através da arte revelam-se amplos horizontes.
Desta forma, a Companhia tem procurado alargar seus horizontes na promoção de vários eventos, não só para a continuidade de seu fazer cultural, mas também como forma de oferecer á comunidade da Cidade Jardim expressões artísticas que estariam distantes da periferia.
O projeto mais recente da CIA é o SEGUNDA RINDO À TOA, que oferece para toda a região do bairro e adjacências a oportunidade de assistir à shows de humor por um preço bem mais acessível, trazendo para a comunidade humoristas reconhecidos e populares, como o humorista Amauri Jucá que é padrinho do projeto, entre outros humoristas.
E cumpriu sua missão de aquecer o coração do público com risos e histórias trazendo seu lema do ano: “Rir em tempo de pandemia”.
A companhia conseguiu estrear, em fevereiro, seu mais novo espetáculo: FOGO DE PALHA, texto de Vitorino Rodrigues , encenação de Andressa Santos e Wagner Santos com a direção de Arimatéia Bispo.
Para os integrantes da companhia qualquer ambiente vira palco, praças, ruas ou campo. Afinal o teatro não é um espaço fechado, mas o artista faz seu palco onde for possível mostrar seu trabalho e o público estiver lá para aplaudir, rir, se assustar, se emocionar.
Vale ressaltar que mesmo diante das várias dificuldades, falta de apoio, uma constante, e recentemente a pandemia, a COTJOC durante esses 21 anos não ficou parada.
História e compromisso
Em 21 anos, com seus projetos e montagens de espetáculos, o objetivo sempre foi e será abrir as portas da comunidade durante a realização de um intenso encontro com a arte do teatro, da música e do humor através da participação de artistas, grupos e espetáculos convidados.
Bem como voltar o olhar de comunidades adjacentes, da cidade de Teresina e do próprio Estado do Piauí para o bairro da Cidade Jardim, tendo em vista a grande visibilidade que os projetos realizados são capazes de trazer.
A companhia se descreve muito através de seus projetos, seus eventos, porque mostra que através deles está produzindo e dando palco para a arte, está viva. Evoé. Viva a arte. Vida Longa a Companhia de Teatro COTJOC.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas