Cidades baianas estão no limite das vagas de UTI para pacientes da Covid-19, algumas já atingiram 100% de ocupação

Brasil passa de 10 milhões de pessoas contaminadas pela Covid-19- Crédito: ASCOM SESAB

Nas cidades de Feira de Santana, Irecê, Juazeiro, Remanso, Itabuna e Seabra os hospitais estão com poucas ou sem vagas disponíveis para doentes em estado grave infectados pela Covid-19. Muitos hospitais já estão com todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, em outros casos a taxa de ocupação já atingiu 90%.

Segundo a secretaria estadual de saúde, os hospitais de Base, em Itabuna, o Regional de Juazeiro e o São Pedro, de Remanso, já estão com 100% dos leitos ocupados. Mesma situação dos Hospitais de Campanha de Feira de Santana e o Geral Cleriston Andrade. Informações. Apenas o Hospital Estadual da Criança ainda tem leitos de UTI disponíveis.

No Hospital Regional da Chapada, em Seabra, a taxa de ocupação atingiu a lotação máxima. Em Irecê, o Hospital Regional Dr. Mario Dourado Sobrinho também já tem 100% dos leitos de UTI ocupados. A prefeitura enviou um alerta para que os secretários de saúde da região não enviem seus pacientes para essa unidade de saúde.

Em Salvador houve uma crescente nos número de novos casos nos últimos dias e a taxa de ocupação também está subindo. Dos 760 leitos ativos exclusivos para o coronavírus, 497 estão ocupados, o que equivale a uma taxa de ocupação de 65%. No caso dos leitos de UTI para adultos, essa taxa é menor, de 58%. Já a de leitos clínicos era de 73%.

Esse aumento de casos e a taxa de ocupação estão relacionados as aglomerações que estão acontecendo na realização de eventos e festas, principalmente nos finais de semana. O período eleitoral também é um ponto que contribuiu para essa situação.

Na Bahia, já foram registrados 386.321 casos da Covid-19 desde o início da pandemia, com 8.123 mortes pela doença.