Localizado no Bairro de Tambauzinho, zona leste da grande João Pessoa, de fácil acesso, entradas a preços populares – R$ 5 meia e R$ 10 inteira -, e trânsito livre, o Cine Bangüê é um dos equipamentos culturais que compõem o Espaço Cultural José Lins do Rêgo, local destinado às diversas manifestações culturais populares e palco de médios e grandes eventos da cidade.
O Cine Bangüê dispõe de uma programação alternativa (fora dos circuitos comerciais) e seu repertório prima pelas produções cinematográficas (curtas e longas-metragens) locais e nacionais, mas também agrega clássicos do cinema internacional, de Buñuel a Godard, de Fellini a Almodóvar.
Com uma antessala aconchegante e climatizada, contendo banquinhos e poltronas dispostos em círculo, o Bangüê é ponto de encontro e de debates culturais que, por vezes, extrapolam os limites da sétima arte. Seus frequentadores são os mais diversos possíveis – o Bangüê tem essa capacidade (re)unir e congraçar a diversidade.
Por lá, transitam pessoas das mais diversas classes sociais, gêneros e raças.
Um ambiente ameno, apesar de se revelar como uma trincheira de resistência cultural e de fomento do cinema de qualidade na Paraíba.
Reforçando esse universo de inclusão e diversidade, o Cine Bangüê sempre promove sessões especiais para plateias diversificadas trazendo ainda mais vida e amplidão social a esse espaço: pessoas em situação de rua são convidadas para participar das exibições, a exemplo do filme Bacurau, dos diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, 2019, sucesso de bilheteria em todo país, premiado em diversas categorias e países, que tem em elenco muitos artistas “da terra”, como: Buda Lira, Ingrid Trigueiro, Suzy Lopes, Thardelly Lima, Jamila Facury, Danny Barbosa.
Neste mês da mulher, a sessão especial foi para as agentes de limpeza urbana, as mulheres assistiram ao filme “Açúcar”.
Em meus devaneios, costumo perceber o Cine Bangüê como uma flor de mandacaru: linda, mas pungente, a despontar de entre os espinhos e da aridez do ambiente em que está inserida.