Na Bienal, o Cine & Rock fez a mesa de debate “Caminho das Pedras: Cultura de favela como agente real de transformação social e cultural na busca da cidadania plena” na Bienal do Livro 2019. Esse debate contou com a presença de Sandra Lima (cineasta, diretora do filme “Caminho das Pedras”), Fabrício Silvestre (movimento Cultura Urbana), Elvis Felipe (co-fundador do Cine e rock), Jéssica (estudante de produção cultural), e foi mediado por Léu Oliveira, do Cine & Rock.
Para Léu Oliveira, fundador do Cine & Rock, esse debate serve para mostrar a importância dos movimentos culturais de favela e todas as suas nuances na busca de cidadania plena. É notório saber, que onde a cultura entra a violência sai. O projeto Cine & Rock é da comunidade do Rio das Pedras, criado em 2013 por grupos de rockeiros. Hoje, o Cine & Rock é um projeto social da comunidade do Rio das Pedras, e atende famílias carentes do local.
No debate se abordou a cultura como forma de aprendizado nas comunidades, com ações de desenvolvimento social. Além do debate, teve exibição do filme “Caminho das Pedras”, que fala sobre a diversidade cultural da terceira maior favela da América Latina, Rio das Pedras.
O curta, de Sandra Lima encontra-se no vídeo abaixo
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=MiIyB9AFvT8[/embedyt]