Cine Transpetro nas comunidades

Créditos: Divulgação_Cine Transpetro_Japeri

Cine Transpetro nas Comunidades promove sessões de filmes e oficinas de audiovisual em escolas de 140 municípios de 18 Estados brasileiros até novembro

Teve início em maio e segue até novembro, com uma pausa em julho, durante as férias escolares, o Cine Transpetro nas Comunidades. A mostra de filmes promoverá sessões de filmes e oficinas de audiovisual para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de 140 municípios de 18 Estados brasileiros: Amazonas, Pará, Ceará, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Goiás, Sergipe,  Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná.

Na Costa Verde, a mostra acontece dia 4, em Paraty, no Centro Integrado Municipal de Educação Pingo de Gente, dias 6 e 7 em Angra dos Reis, no Colégio Estadual Leopoldo Américo Miguez de Mello e na E.M. Raul Pompéia,  dia 13 em itaguaí, no CEP 329 e na Escola Municipal das Acácias, e dia 14 em Mangaratiba, na Escola Municipal Fazenda Ingaíba.

O Cine Transpetro nas Comunidades transformará as salas de aula em um verdadeiro espaço lúdico do saber. Serão exibidos três curtas-metragens para alunos de até dez anos, dois médias e um longa para alunos a partir de quatorze anos, promovendo mais de trezentas sessões de filmes em salas de aula. Entre os filmes selecionados estão os curtas: A Natureza Agradece, Louise e lmagine uma Menina com cabelos de Brasil, os médias metragens Depois que Te Vi e A Câmera do João, além do longa Menina de Barro. Os filmes abordam temáticas como Direitos Humanos, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade, entre outros.

 

As sessões poderão ser potencializadas com debates entre alunos e professores, estimulando um espaço de troca e reflexões sobre questões de interesse abordadas nas obras exibidas.

 

Cine Transpetro nas Comunidades realiza ainda oficinas de iniciação à criação cinematográfica, onde os alunos de 11 a 18 anos de idade aprendem técnicas de roteiro, direção, produção e edição e realizam um curta-metragem. Com isso, o projeto procura despertar o interesse de jovens pela produção audiovisual. “Além de proporcionar aos jovens as ferramentas de conhecimento e informação, o projeto também pretende instigá-los a pensar as ‘novas mídias’, estimulando o olhar interativo no uso dessas ferramentas digitais ‘cotidianas’ como expressão de cidadania”, diz a diretora-executiva do projeto, Luciana Boal Marinho.

Mais do que uma simples exibição de filmes, o Cine Transpetro nas Comunidades é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens. Além da exibição do filme, possibilita uma série de atividades culturais e sociais, utilizando o audiovisual como ferramenta para a formação, a transformação social e a construção de uma consciência cidadã.

Sobre o Cinema em Movimento – Organiza circuitos de exibição gratuita de filmes de longa, média e curta-metragem, da recente produção audiovisual brasileira, em logradouros públicos, escolas e universidades das 27 unidades da federação. Com sessões ao ar-livre ou indoor, o projeto atua através de três circuitos: Circuito Praça, Circuito Escola e Circuito Universitário.

Circuito Escola – O programa é realizado dentro do calendário letivo. As sessões acontecem em salas de aula ou auditórios com o acompanhamento do professor, que recebe o material pedagógico, desenvolvido de forma a atender temas transversais definidos pelo Ministério da Educação de acordo com os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) tais como: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo e Cultura Jovem. Desta forma, os alunos são beneficiados com a oportunidade de ter acesso à cultura brasileira aliando o entretenimento à educação. O Circuito conta com tela widescreen de 210 polegadas, projetores de 2.000 ansilumens, caixas de som e tripés, que são acondicionados em uma unidade móvel fácil de transportar.

 

Filmes selecionados:

Para alunos até 10 anos de idade

A Natureza Agradece (BRASIL / 2018 / 14 min / Livre)

Sinopse: Bernardo vive em um pequeno rancho cheio de diversidade ambiental. Um dia, uma fábrica aparece colocando em risco toda a natureza.

Temática: Direito ao meio ambiente sustentável

Roteiro: Ana Maria Cordeiro

Edição: Renan Oliveira

Produtora: Mandra Filmes

 Louise (BRASIL / 2017 / 05 min / Livre)

Sinopse: Durante uma brincadeira de futebol de rua entre quatro garotos, a bola é chutada para longe e cai parto de Louise e Bia. Juca corre para pegar a bola e percebe a habilidade das duas garotas para o futebol e as convida para brincar. Iago não aceita a participação delas, mas Louise não quer ficar fora do jogo.

Temática: Direito das mulheres.

Roteiro: Amanda Gomes, Andressa Fernades, Nathanael Cruz e Círculo de Cultura Surda.

Edição: Andressa Fernandes

Produtora Realizadora: Domingos Coelho e Luiza Camurça

 

Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil (BRASIL / 2016 / 10 min / Livre)

Sinopse: O cabelo, fronteira final. Entre caretas e escovas, as viagens de uma menina em busca de aceitação.

Temática: Direito das crianças e do adolescente.

Roteiro e Edição: Alexandre Bersot

Produtora Realizadora: Alexandria – Animação em Boa Companhia

 Para alunos de 10 a 14 anos de idade

 

Depois Que Te Vi (BRASIL / 2016 / 16 min /Livre)

Sinopse: Gustavo é um jovem autista que trabalha na farmácia do tio. Ele cumpre metodicamente sua rotina, mas isso muda quando ele sai para fazer uma entrega e vê uma menina passar de bicicleta. A partir daí, seu foco passa a ser essa nova paixão.

Temática: Direitos da pessoa com deficiência

Direção: Vinícius Saramago

Roteiro: Vinícius Saramago

Fotografia: João Casalino

Edição: Talita Ghivelder

Elenco: Jorge Hissa, Roberto Frota e Anna Julia Leite

Produtora: Revoar Filmes

 

 

A Câmera do João (BRASIL / 2017 / 22 min / Livre)

Sinopse: Uma faixa de luz passa por uma pequena perfuração, e se faz imagem. João descobriu que fotografias são heranças.

Ficha técnica:

Direção: Tothi Cardoso

Roteiro: Tothi Cardoso

Edição: Maurélio Toscano

Elenco: Lucas Romão, Adilson Maghá, Neusa Borges e Valéria Vieira

Produtora: Dafuq Filmes

 Para alunos a partir de 14 anos de idade

 

Menina de Barro (BRASIL / 2017 / 97 min / 14 anos)

Sinopse: Quando Diana (Rafaela Machado) descobre, ainda aos 12 anos de idade, que é superdotada e portanto muito mais avançada do que as outras pessoas na sua mesma faixa de idade, ela se esforça para se adequar ao ambiente no qual está inserida. Entre a ternura e a dureza, Diana decide que combaterá o bullying em sua escola, por mais que isso a gere problemas muito maiores do que já possuía.

Temática: Direito à vida e a integridade física / Direitos da criança e do adolescente.

Ficha técnica:

Roteiro: Vinícius Machado

Edição: Vinícius Machado, Jorge Neto e Thays Elinne

Produtora: OF Produção Cultural