No ano em que comemora trinta anos da sua estreia como diretor de longa-metragens, Álex de la Iglesia ganha uma mostra no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, com os filmes mais marcantes de sua carreira.

O Cinema de Álex de la Iglesia apresenta um panorama da obra do consagrado cineasta, um dos diretores e produtores de maior sucesso na Espanha, que já foi chamado de Tarantino espanhol e foi apadrinhado por Pedro Almodóvar, produtor do seu primeiro filme.

Ele passeia pela comédia de humor ácido, pelo cinema de terror e pelo suspense hitchcockiano desrespeitando qualquer pacto realista.

Diálogo com obras nacionais

Considerando a obra de Álex de la Iglesia como conteúdo de gênero fantástico, temos no Brasil um ambiente no qual esse tipo de conteúdo encontra não só público, mas também uma produção audiovisual local historicamente bastante enérgica.

Isso vai desde realizadores como José Mojica Marins, a outros como Walter Hugo Khouri, Carlos Reichenbach, Paulo Sacramento, Ivan Cardoso, e, mais recentemente, Juliana Rojas, Marco Dutra, Anita Rocha da Silveira, Adirley Queirós, Rodrigo Aragão e Marina Meliande, entre outros.

Eles marcaram momentos do audiovisual brasileiro com seus filmes de temática fantástica. Por conta disso, O Cinema de Álex de la Iglesia terá também em sua programação um segundo debate dedicado ao cinema de gênero fantástico no Brasil – Produzindo cinema fantástico, com o produtor e roteirista André Pereira, no dia 2 de setembro (sábado), às 16h.

Depois do Rio de Janeiro, a mostra, que é patrocinada pelo Banco do Brasil, será realizada no CCBB São Paulo, de 13 setembro a 1º de outubro.

PROGRAMAÇÃO

Os ingressos para as sessões da mostra são gratuitos e podem ser adquiridos na bilheteria física ou no site do CCBB [bb.com.br/cultura], a partir das 9h do dia da sessão. Para os debates, os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do evento.

24/08 (quinta):

16h – A COMUNIDADE

18h – AÇÃO MUTANTE

 

25/08 (sexta):

16h – BALADA DO AMOR E DO ÓDIO

18h – CRIME FERPEITO

 

26/08 (sábado):

16h – Homenagem a José Mojica Marins: A PRAGA

17h30 – Debate com o crítico e pesquisador Carlos Primati

 

27/08 (domingo):

16h – MUERTOS DE RISA

18h – AS BRUXAS DE ZUGARRAMURDI

 

31/08 (quinta):

16h – 800 BALAS

18h30 – Homenagem a José Mojica Marins: A PRAGA

 

01/09 (sexta):

16h – AS BRUXAS DE ZUGARRAMURDI

18h – PERDITA DURANGO

 

02/09 (sábado):

16h – Debate “Produzindo cinema fantástico”, com André Pereira

18h – O DIA DA BESTA

 

03/09 (domingo):

16h – AÇÃO MUTANTE

18h – A COMUNIDADE

 

07/09 (quinta):

16h – Sessão especial Pokeepsie Films

18h – 800 BALAS

 

08/09 (sexta):

16h – MUERTOS DE RISA

18h – Sessão especial Pokeepsie Films

 

09/09 (sábado)

16h – CRIME FERPEITO

18h – BALADA DO AMOR E DO ÓDIO

 

10/09 (domingo)

16h – PERDITA DURANGO

18h30 – MUERTOS DE RISA

 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas