Amanhã sábado, O Cine Clube Conheça Seus Direitos preparou uma programação bem especial e será tematizada pelas questões do ABORTO e da JUVENTUDE. É nessa discussão, ocorre uma amplificação da obra e o filme, o que deixa de ser mais que um filme, tornando-se parte de nós e do nosso aprendizado, pois, o cinema pode ser um grande agente do autoconhecimento do indivíduo em relação à sua condição existencial; cada personagem carrega um pouco de nós mesmos e tem o poder de estabelecer um diálogo pessoal com cada espectador.
O público feminino está mais que convidado para protagonizar este evento. O microfone estará aberto depois dos seguintes filmes:
- Corpo Manifesto (2015) “Corpo Manifesto” fala sobre mulheres, seus corpos e suas batalhas. O filme explora de maneira poética as dimensões simbólicas do corpo e sua representação, costurando imagens de uma performance da artista Nina Giovelli, com entrevistas de pensadoras e militantes feministas como Djamila Ribeiro, Margareth Rago, Marcia Tiburi, Laerte, Luiza Coppietters e Jéssica Ipólito. Paralelo a isso, o documentário acompanha atos públicos feministas e mostra quem são e o que desejam as mulheres que ocupam as ruas e escancaram, com potência, fúria, poesia, humor e alegria, os mecanismos de dominação engendrados pelo poder patriarcal e pelo machismo, lutando por um mundo mais ético e igualitário. https://www.andarafilmes.com.br/corpo-manifesto
- Filhos de Guerreiros (2018) Produzido através do projeto “Amazônia Resiste”, da Agência Pública (apublica.org), o filme retrata a realidade de jovens da etnia Kayapó. Filmado em Colíder – MT e na aldeia Piaraçu (Parque Indígena do Xingu), tem como principais entrevistados os descendentes das lideranças da etnia, Beptuk Metuktire (neto do Cacique Raoni Metuktire) e Matsipaya e Mayalu Txucarramãe (filhos do Cacique Megaron Txucarramãe). Aborda as principais questões da juventude indígena urbana, como o racismo e o bullying, o sonho de voltar a viver na aldeia, e também o conflito de gerações entre jovens e velhos guerreiros. https://apublica.org/especial/amazonia-resiste/
- Pátio (2013) No Pátio joga-se bola, capoeira e fala-se de liberdade. Obs.: Ainda não fechamos a mostra de filmes. Estamos em busca de algum mais atualizado sobre a questão do aborto.