O Cinema em Movimento – Circuito Universitário Rio agitará a cena audiovisual em nove cidades fluminenses até o final de julho. Estudantes de Comunicação e Direito, dos municípios de São Gonçalo, Sapucaia, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Macaé realizarão live-debates em seus perfis no Instagram, com a participação de cineastas e especialistas e os filmes serão disponibilizados por links com senha para quem quiser assistir. Os jovens universitários foram contratados como agentes mobilizadores da mostra de filmes e serão supervisionados pelo Instituito Cultura em Movimento – o Icem durante toda a realização do evento.
A temática dos filmes que serão exibidos é Direitos Humanos e o objetivo é fomentar a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras. Os quatro filmes selecionados para o Cinema em Movimento – Circuito Universitário Rio são: Ilegal, sobre a luta de mães para ter direito ao uso da maconha medicinal no tratamento de doenças de seus filhos, Prefiro que me xinguem, documentário que acompanha um artista em situação de rua, Castanhal, que acompanha famílias cujo sustento é a coleta de frutos das castanheiras e mostra a pressão que sofrem por parte do agronegócio e Sobre Sonhos e Liberdade, que aborda os direitos e lutas da população afrodescendente.
Para saber o calendário de exibições e debates, basta seguir os perfis do Icem (@icemvirtual) ou dos respectivos estudantes em cada cidade (lista abaixo).
O projeto é produzido pelo ICEM – Instituto Cultura em Movimento e tem apoio do Fundo Nacional de Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Sobre o Cinema em Movimento – Criado em 2000 pela produtora MPC Filmes e executado em conjunto com o Instituto Cultura em Movimento – ICEM, o Cinema em Movimento é hoje o maior projeto de difusão do cinema nacional no Brasil. Organiza circuitos de exibição gratuita de filmes de longa, média e curta-metragem da recente produção audiovisual brasileira nas 27 unidades da federação. Com sessões ao ar-livre ou em espaços fechados, o projeto atua por meio de três circuitos: Circuito Praça, Circuito Escola e Circuito Universitário.
Mais do que uma simples exibição de filmes, o Cinema em Movimento é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação, e possibilitando agregar outras atividades culturais e sociais. Promove a capacitação profissional de produtores culturais para atuar em seus municípios, atua nas universidades estimulando o debate, e realiza oficinas de iniciação à criação cinematográfica para jovens, com o intuito de despertar o interesse pela produção audiovisual.
Sinopses dos Filmes
Castanhal
No sul do estado do Amazonas, a coleta dos frutos das castanheiras perdura por gerações de extrativistas. A riqueza da floresta é também o sustento das famílias que habitam as margens dos seus rios. Assim, enquanto o progresso do agronegócio insiste em derrubar e queimar, quem cuida das árvores centenárias teme pelo futuro da Amazônia brasileira – e da própria vida.
Direção: Marques Casara e Rodrigo Simões Chagas |Brasil | 2020 | 25 min
Temática: Direito ao trabalho digno /Direito das populações tradicionais
Trailer: https://vimeo.com/408568799
Ilegal
Ilegal trata da frustração e do desespero de mães que não conseguem tratar as raras e incuráveis doenças de seus filhos, como a epilepsia, uma v
ez que o remédio que aliviaria seus sintomas é derivado da Cannabis Sativa e, portanto, proibido no Brasil. O filme mostra a luta dessas famílias pela regulamentação da maconha medicinal no país e seu confronto com a burocracia da Anvisa e com o atraso social que o preconceito com a maconha causa. Contando com relatos de médicos, pacientes, políticos e cientistas, o filme traça os pequenos avanços que foram feitos no decorrer de alguns meses, porém também a triste realidade de grande parte dessas famílias: os pacientes têm pressa e o sistema é – dolorosamente – lento.
Direção: Raphael Erichsen e Tarso Araujo |Brasil | 2014 | 90 min
Temática: Direito à Saúde
Trailler: https://vimeo.com/105667751
Prefiro que me xinguem
Quantas margens tem a sua cidade? “Eu sou Eric”: com essa assinatura nas mensagens escritas nos muros da cidade, o desenhista em situação de rua Eric Batista chama atenção para a vida com a arte nas ruas e nos faz refletir sobre a desigualdade, a invisibilidade e os preconceitos vividos pelas pessoas à margem da sociedade. O documentário “Prefiro que me xinguem” acompanha o artista nos faróis e revela um personagem rico e complexo.
Direção: Marcos Warschauer e Levi Guimarães Luiz | Brasil | 2020 | 14min
Temática: Direito da população em situação de rua
Trailer: https://vimeo.com/370108931
Sobre sonhos e liberdade
O apagamento do protagonismo negro foi uma constante no processo que culminou com a canetada em 13 de maio de 1888, oficialmente a data de libertação dos escravizados no Brasil. Um ato de silenciamento, que pôs fim aos projetos de liberdade de uma maioria da população brasileira – acesso à terra, educação, trabalho, direitos civis. Passados mais de 100 anos, a luta pela igualdade e liberdade permanece a mesma.
Direção: Marcia Paraiso e Francisco Colombo | Brasil | 2020 | 70min
Temática: Diversidade religiosa / Direitos da população afrodescendente.
Trailer: https://tamandua.tv.br/filme/?name=sobre_sonhos_e_liberdade
Próximas live-debates
Sapucaia: @lauraludugerio
Agente: Laura Ludugerio, estudante de Direito (FEAP)
25/06, sexta-feira, às 19h30
Filme: Castanhal
Debatedora: Drª Marselha Evangelista
Advogada; Professora e Mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG
Duque de Caxias: @mslvra
Agente: Melissa da Silveira, estudante de Direito (Unigranrio)
26/06, às 18h
Filme: Sobre Sonhos e Liberdade
Debatedora: Tatiane Duarte
Professora na Universidade Unigranrio e Advogada
Campos dos Goytacazes: @anaalves_ss
Agente: Ana Maria Rocha, estudante de Direito (Cândido Mendes)
26/06, sábado, às 19h
Filme: Ilegal
Debatedora: Kamila Melo
Naturopata. Fitoterapeuta. Terapia com florais. Terapeuta cannabis medicinal. Acadêmica em odontologia. Tratamento terapêutico complementar para doenças neurodegenerativas. Acompanhamento terapêutico para autismo. Apoio com consultoria técnica Canabidiol. Acolhe pacientes e familiares, ajudando nos trâmites da Anvisa e aquisição do Canabidiol.
São Gonçalo: @marcelle03120
Agente: Marcelle de Araújo, estudante de Direito (Universidade Lusófona)
29/06, segunda-feira, às 19h
Filme: Castanhal
Debatedora: Marina Gomes
Micro influenciadora do instagram sobre sustentabilidade, mestre em Zoologia e especialista em Gestão Ambiental.
Instagram: https://www.instagram.com/ecomarinagomes/
Cabo Frio: @ana_rangell
Agente: Ana Beatriz Rangel, estudante de Jornalismo (UVA)
30/06, terça-feira, às 19h
Filme: Prefiro que me xinguem
Debatedora: Karina Pereira Sabedot
Especialista em segurança pública pela UFRGS, Mestre em ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela UNICAMP, Psicóloga clínica, Psicóloga na Defensoria Pública do Estado de São Paulo e docente nos cursos de psicologia e direito da Faculdade Anhanguera em Piracicaba.
Rio das Ostras: @sammymatheus
Agente: Sammylle Sá, estudante de comunicação UNIASSELVI
Macaé: @luiskuf
Agente: Luis Fellipe Vieira, estudante de Direito / Uff Macaé
Rio de Janeiro: @dinhanaima
Agente: Amanda Naima Alli, estudante de Jornalismo (Unicarioca)
Nova Iguaçu: @joyceblois
Agente: Joyce Blois, estudante de Direito
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas