As apresentações, que acontecem de quinta a domingo, retratam as peculiaridades do Sertão
“Gira”, o novo espetáculo do Circo Crescer e Viver, estreou no dia 16/10, na lona localizada na Praça Onze. Sob a direção de Luis Igreja, a montagem é inspirada na riqueza cultural, na dualidade e sensualidade do Sertão Nordestino. O espetáculo é composto por performances com elementos circenses, teatro e números de dança. Tudo ao som de uma trilha sonora original composta por Daniel Gonzaga. As apresentações acontecerão de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h, até o dia 15/11. Os ingressos são gratuitos.
A riqueza e pluralidade existentes no universo do sertão serão mostradas de forma sensorial através dos números circenses. Para isso o espetáculo mergulha nas raízes do interior do Brasil e no imaginário da literatura regionalista. O picadeiro será invadido pela natureza da caatinga, pelos jagunços, sertanejos, vaqueiros, pelos santos, fé, superstição, misticismo, festas, os embates entre o bem o mal, Deus e o diabo, as mulheres fortes, as submissas, as revolucionárias, refletindo todo amor e sensualidade dos sertanejos.
O espetáculo mesclará diversas linguagens como a dança, a performance, o teatro e a música, que contará com uma trilha sonora original. O diretor Luis Igreja reforça a importância da criação conjunta para uma linguagem própria. “É um espetáculo concebido em forma de sonho, como o momento em que, ainda na cama, lembramos de um sonho e neste mesmo ato já não sabemos se estamos recordando de fato ou recriando essa lembrança. “Gira” é sonho e pesadelo, rito e natureza, é Brasil e mundo, homem-mulher, bicho- homem que a terra há de comer”, conta Luis.
Local: Circo Crescer E Viver
Endereço: Rua Carmo Neto, Nº 143 – ao lado da estação de metrô da Praça Onze, Cidade Nova, Rio de Janeiro.