Na última quinta-feira, o Circo Voador fez uma “grande” homenagem à vereadora assassinada no dia 14 de março, chamado de Marielle Gigante. O evento tinha o objetivo de rememorar a vida e luta da ‘cria’ da Maré, como ela orgulhosamente se identificava. O evento foi organizado por ativistas e militantes das causas que a Marielle sempre defendeu, como o direito das mulheres, da juventude negra e da causa LGBTS.
A noite de homenagens contou com as atrações de Planet Hemp, Flora Matos, Marcelo Yuka, Tudubomrecords e Filipe Ret, Mãolee, Daniel Shadow, Thiago Anezzi e Pan Mikelan, BK, Heavy Baile, DJ Tamy, Bloco Apafunk, Coletivo ABRONCA, Companhia Buzina Teatral, Companhia Entre Lugares Maré, Poetas Favelados, Cartel Adélias, DAGBA e outros artistas.
A renda obtida no evento foi destinada aos coletivos Fala Akari, Casa das Pretas, Maré Vive e Ceasm. Todos com um pedaço da história da Marielle. O coletivo Fala Akari, é formado por militantes da Favela de Acari onde ocorria os assassinatos cometidos por agentes do Estado, denunciado publicamente por Marielle. A Casa Das Pretas, foi onde aconteceu o último debate em que Marielle participou antes de ser assassinada. O Maré Vive é um canal de mídia comunitária feito de forma colaborativa, onde as notícias são desenvolvidas por moradores da favela em que Marielle era nasceu. O Ceasm, com o Pré-Vetibular Comunitário, foi onde Marielle atuou e que foi responsável pelo ingresso de mais de mil favelados nas universidades públicas do Rio de Janeiro desde sua criação.
Assista abaixo alguns dos momentos que marcaram a noite: