O mês de novembro é muito especial, além de celebrarmos o Dia da Favela, outra data muito importante é o Dia da Consciência Negra. Dentro deste calendário cheio de ações socioculturais em destaque, o Novembro das Pretas é uma nomenclatura utilizada para diferenciar eventos produzidos por mulheres negras, para mulheres periféricas.

No Rio de Janeiro o mês de novembro será marcado pelo Circuito Criativo D.A.M.A.S edição Economia Criativa do Carnaval, que acontecerá na sede do Clube Empreendedor Brasil, na região portuária. D.A.M.A.S é a sigla de Dedicadas A Movimentar Ações Sustentáveis, uma programa institucional do Instituto Por Direitos e Igualdade (IDI), uma organização da sociedade civil voltada aos Direitos Humanos, Empreendedorismo, Cultura e Assistência Social (direcionada a familiares de pessoas em situação de privação de liberdade).

A programação do Circuito Criativo D.A.M.A.S será composta por mentorias, palestras, workshops e terapias integrativas para mulheres empreendedoras periféricas, com objetivo de aperfeiçoar habilidades e competências para a temporada do Carnaval 2025, período em que a economia está aquecida na cidade. Sendo uma ótima oportunidade para aquelas que empreendem na área da moda, estética, gastronomia, produção de conteúdo, prestação de serviços culturais (produção de eventos), turismo, artesanato e muito mais.

O universo feminino das empreendedoras é constituído por impacto social com alta capacidade de transformação social e econômica nos territórios periféricos, na qual a presença predominante é da mulher negra, que muitas vezes desempenha o papel de provedora do lar. 

Neste contexto de provedoras do lar muitas mulheres encontram no empreendedorismo uma fonte de renda que as mantenham com flexibilidade de horário, o que possivelmente acaba agregando toda família, ainda que a jornada comece de forma muito solitária. Este motivo incentivou a criação do programa de empreendedorismo social D.A.M.A.S, que surgiu em 2021, para apoiar, capacitar e gerar trocas de produtos e serviços entre mulheres periféricas que no período da pandemia enfrentaram o crescente número de feminicídio doméstico.

E para acompanhar toda programação e datas dos encontros do Circuito Criativo D.A.M.A.S edição Economia Criativa do Carnaval, é só entrar no perfil oficial do programa de empreendedorismo social no instagram: @damas.empreendedorismo.