Circuito de Cinema distribui kits a associações e espaços culturais

Luciana Boal Marinho - Arquivo pessoal

Com inscrições abertas até o dia 1º de dezembro deste ano, o Circuito Difusão Cinema e Direitos Humanos vai distribuir 1 mil kits contendo DVDs com 10 filmes entre curtas, médias e longa-metragens para instituições e espaços culturais de todo o Brasil. O circuito é produzido pelo Instituto Cultura em Movimento para facilitar o acesso à cultura e promover a democratização dos direitos humanos. Para se inscrever, representantes de instituições e espaços culturais devem acessar o formulário online.

Podem se inscrever associações de bairros, bibliotecas, cineclubes, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, museus, pontos de cultura, sindicatos, telecentros, unidades de ensino da educação básica, unidades do “Sistema S”, universidades, embaixadas e consulados brasileiros. As instituições, organizações e associações devem ter os pré-requisitos de: oferecer um espaço apropriado e acessível para a realização de sessões em formato digital, equipamentos necessários à exibição, capacidade para organizar as sessões, divulgar o projeto em sua localidade e mobilizar público.

De acordo com a diretora geral do Circuito, Luciana Boal Marinho, o objetivo é ampliar os espaços de debate e discussão. “Queremos, com esse projeto contribuir para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância. A finalidade do Circuito é, sobretudo, educar para o respeito aos Direitos Humanos”, disse.

Os filmes estão em fase de seleção e os títulos serão divulgados até o dia 30 de setembro. Os kits serão distribuídos a partir do dia 15 de dezembro e todas as obras serão enviadas com closed caption, audiodescrição e libras, já que uma das premissas do Circuito é a acessibilidade. Todas as instituições que forem selecionadas deverão se comprometer a realizar um relatório de acompanhamento contendo: quantidade de sessões realizadas; quantidade de sessões acessíveis realizadas; quantidade e caracterização do público alcançado; meios e material de divulgação utilizados; fotos e relato da experiência em sua instituição; quantidade de pessoas envolvidas na produção das sessões de exibição; quantidade de atividades complementares realizadas.

Divulgação

Para maiores informações clique aqui.