Circuito Integrado de Galerias de Arte e ArtRio, reúne obras inéditas do artista Luiz Aquila

Créditos - Divulgação

DURANTE O MÊS DAS ARTES NO RIO DE JANEIRO, LUIZ AQUILA APRESENTA SELEÇÃO INÉDITA DE PINTURAS NA GALERIA PATRICIA COSTA.

Atualmente, a pintura de Luiz Aquila está presente na novela ‘O Segundo Sol’, de autoria de João Emanuel Carneiro.

Exposição, a partir de 24 de setembro, faz parte da programação do CIGA, Circuito Integrado de Galerias de Arte, que antecede a ArtRio 2018.

Nos dois últimos anos em seu ateliê, em Petrópolis, Luiz Aquila se concentrou nas obras para a exposição “Luiz Aquila – Pinturas 2017/2018”, de 24 de setembro a 13 de outubro, na Galeria Patricia Costa, em Copacabana. A mostra faz parte do CIGA, Circuito Integrado de Galerias de Arte, promovido pela organização da ArtRio.

Com intuito de adensar e concentrar sua obra, Aquila realizou alguns trabalhos em dimensões diferentes das habituais. O público poderá passear por nove pinturascom tamanhos variados, de 70 x 90 cm até 110 x 220 cm, todas realizadas em 2017 e 2018.

“Os espaços menores propiciaram maior contrastes e tensões, o que resultou em quadros pulsantes cheios de energia. Nos quadros horizontais, agi como se captasse passagens de pintura, de um lado para o outro, de cima para baixo. São pinturas que poderiam estar presentes além da tela, por todos os lados. Talvez no planeta.” explica o artista.

Em dezembro, Luiz Aquila participará da mostra coletiva ’80 anos de Arte Abstrata Informal’ no Instituto Casa Roberto Marinho e também, no mesmo mês, sua obra servirá de inspiração para criações da fashion designer Tóia Lemann, que serão expostas com algumas obras do artista.

Mais sobre o artista

Desde os anos 60, Luiz Aquila com o intenso desejo de experimentar, faz ensaios em xilogravura, gravura em metal, litografia, além de desenho e pintura, que desenvolve em todo o seu percurso. Viveu no Rio de Janeiro, Paris, Lisboa, Évora e Londres. Ao longo da carreira, participou de mais de 200 exposições (individuais e coletivas) no Brasil e no exterior, sendo chamado pelo crítico Frederico Morais de “herói de sua própria pintura”. Lecionou na Universidade de Brasília e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, onde também foi diretor. Ao longo da vida, Luiz Aquila, como artista e professor, foi influência marcante na “Nova Pintura Brasileira” dos anos 80. Em 2013, comemorou cinco décadas de trajetória com uma grande retrospectiva no Paço Imperial.

 

Serviço

Título: Luiz Aquila – Pinturas 2017/2018

Abertura: 24/9, segunda-feira, às 19h

Local: Galeria Patricia Costa – Av. Atlântica, 4240, loja 226, Copacabana.

Telefone: (21) 2227-6929.

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Sábados, das 12h às 18h.

Período da mostra: 25/9 a 13/10/2018