O Toda Terça Festival, projeto de shows itinerantes do grupo teatral Zózima Trupe, chega em sua oitava edição, todas as terças-feiras de maio e abril, como já antecipa o nome, sempre às 19h, no interior do chamado omnibus para todes.
O veículo é o palco que passeia, com seu público e artistas diversos, pelos arredores da região central de São Paulo. O ponto de encontro – e também encerramento de percurso – fica na plataforma 0 (zero) do Terminal Urbano Parque Dom Pedro II. As sessões são gratuitas e os ingressos serão sorteados semanalmente no perfil do grupo no Instagram.
“O ônibus, símbolo do popular, do cotidiano, casa itinerante do trabalhador, principalmente do trabalhador periférico, é uma potente plataforma de inovação do que pode vir a ser os nossos deslocamentos pela cidade. É uma provocação de que tudo é possível ser mais criativo, mais cultural e acessível. Quando o ônibus circula pelas ruas e avenidas, o show não é mais só para quem está dentro, é para todos que encontramos no caminho”.
Ônibus como espaço cênico
A proposta da iniciativa é, trajeto a trajeto, a de descentralização e democratização das artes. A cada nova temporada, a icônica ação busca atrações para os mais diferentes gostos.
“A ideia é oferecer uma programação cultural contínua para que o público tenha acesso à cidadania artística e ao encontro, para que haja a humanização do transporte e o diálogo com os trabalhadores e usuários em geral”, explica Anderson Maurício, gestor e cofundador da Zózima Trupe.
O grupo de teatro pesquisa, desde sua fundação, em 2007, o ônibus urbano como espaço cênico. “Seguimos desbravando o arcabouço do ônibus como palco e falando diretamente ao trabalhador, aquele que tem o próprio corpo abatido dia a dia pelas insuficiências do transporte coletivo”, completa Maurício.
Artistas de rua no ônibus
Com a aquisição de um ônibus próprio, grafitado e adaptado, o grupo criou o projeto Omnibus para Todes, que tem como proposta a transformação do veículo em um centro cultural sobre rodas, para atingir novos públicos e servir como plataforma de atividades para toda a cidade.
É aqui que o festival se dá. Ao todo, o Toda Terça Festival já promoveu, nesse espaço, mais de 150 apresentações com aproximadamente 350 grupos e artistas do Brasil inteiro.
Esta edição é composta de figuras da nova geração que trazem a identidade, as lutas de gênero, raça e acessibilidade, e seus espaços de atuação como inspiração para tecerem suas propostas musicais.
Serviço
Considerando a limitação de assentos do Omnibus para Todes (26 lugares), os ingressos para assistir às apresentações serão sorteados, semanalmente, no Instagram da Zózima Trupe. Para participar dos sorteios, os interessados devem seguir o perfil @zozimatrupe no Instagram; curtir a imagem oficial do sorteio (publicada com uma semana de antecedência); comentar a hashtag ‘#todaterca’ e marcar duas pessoas.
Àqueles que não conseguirem ingressos no sorteio, uma lista de espera será aberta no dia de cada show, às 18h, no ponto de encontro com o público.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas