Clarindo Silva, 81, nascido em Conceição do Almeida- Bahia, é jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural, possui o título de Doutor Honoris Causa pela Université Libre des Sciences de L’Homme de Paris e a Comenda da Cultura e das Artes pela Universidade das Américas, além de ter sido agraciado com as mais importantes honrarias da Bahia: a Medalha Tomé de Souza, a Comenda Maria Quitéria e a Comenda Zumbi dos Palmares.
Nesta quinta-feira, 16, Clarindo Silva celebra 81 anos e será homenageado por vários artistas, como: Toti Gira e Banda, Armandinho, Zéu Lobo, Claudia Costa, Gal do Beco, Neto Bala e Dody Só e muitas outras personalidades das artes, que estarão às 19h, na Cantina da Lua, Terreiro de Jesus, Pelourinho, em Salvador, fazendo um show intimista para celebrar a vida do Mestre Calá.
Clarindo Silva, atuou como repórter nos princípios jornais da Bahia, também tem larga experiência na literatura, tendo como pauta principal a defesa do Centro Histórico de Salvador, região que tem em sua Cantina da Lua um bastião de resistência.
Clarindo escreveu “Memórias da Cantina da Lua”, que está em sua sexta edição, e teve a sua biografia escrita por Vander Prata para a Coleção Gente da Bahia, com edição da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.
“No Terreiro de Jesus há quase sete décadas, ele é proprietário do Bar e Restaurante Cantina da Lua, ponto de referência quando se trata de articular a revitalização do Pelourinho. Clarindo é um dos principais responsáveis pela abordagem de temas como segurança, mobilidade na região, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade”, Associação Baiana de Imprensa.