O Esporte Clube Bahia vem ganhando destaque nacional, principalmente nas redes sociais, por sua postura de tolerância, nas campanhas contra o preconceito, abraço à “minoria”. Porém, no último final de semana, o clube fez uma publicação considerada por muitos admiradores do futebol, como uma “bola fora”.
A partida entre Flamengo e Bahia, disputada na tarde de domingo (04), terminou com o placar de 3 a 0 a favor do tricolor na Arena Fonte Nova. Quando o juiz apitou o final da partida, o perfil oficial do clube baiano decidiu provocar a torcida rubro-negra e publicou uma foto ironizando nordestinos que torcem para equipes de outras regiões. A publicação gerou polêmica e dividiu opiniões: enquanto de um lado, os mais fervorosos, defendiam com garra a tese de que o torcedor deve escolher um time do local onde mora. Do outro, corinthianos, palmeirenses, santistas, vascaínos, cruzeirenses, flamenguistas, e tantos outros se uniram para explicar que amor não tem região, só sentimento.
Um dos pontos mais discutidos da imagem que trazia a frase “Nordestino retado torce para time de seu estado”, com uma foto do atacante Gilberto. É que o próprio jogador, que é alagoano, já declarou diversas vezes que é torcedor do Flamengo desde a infância.
A verdade é que o questionamento sobre torcer ou não para time de outra região é assunto há anos, principalmente quando o torcedor é do norte e nordeste.
Mas… isso de fato é importante ?
Há tantos torcedores que moram há 10 minutos do estádio do time do futebol que torce e vai ao local uma vez ao ano, ou nunca foram. E existem torcedores que esperam um jogo de seu time no seu estado, ou que viajam para acompanhar os jogos próximos.
Então, definitivamente, o termo ‘torcedor de sofá’ não pode se enquadrar nessas situações.
O fato, é que o respeito deve existir sempre, seja entre os que torcem para um clube da sua cidade, seja ele de nome nacional ou que nunca saiu da Série C, seja do regional, ou se torce pra time de qualquer região, ou até da Europa.
Só respeito, sempre. E segue o jogo.