A quinta edição do Clube do Pensamento inicia suas atividades a partir deste sábado (17), com o Laboratório Criativo, em Salvador.
O Clube do Pensamento é uma plataforma gratuita de ensino que tem como objetivo proporcionar uma introdução ao conhecimento técnico/artístico a fim de habilitar os participantes para o mercado profissional.
Tem como foco a participação de jovens das periferias, pessoas trans, pessoas negras e idosos.
A outra parte da programação, a Oficina de Roteiro, será realizada em agosto e as inscrições serão iniciadas em setembro com inicio em agosto deste ano (de forma virtual).
O Clube do Pensamento iniciou em 2019 na garagem da casa dos seus idealizadores, o roteirista Júnior Figueiredo e o ator Rodrigo Sant’anna.
“É uma alegria muito grande levar o Clube para Salvador, o objetivo sempre foi ouvir histórias de pessoas que estão fora do eixo Rio, São Paulo. Fazer isso no Nordeste, em Salvador, no meu estado é uma alegria muito grande, e é só o começo. Eu quero levar o Clube para outras cidades, para que mais histórias sejam contadas” Diz Junior Figueredo.
A quarta edição (2022) contou com o apoio institucional da plataforma de streaming Netflix Brasil, onde cada participante recebeu uma ajuda de custo e um notebook com os programas de produção de roteiro e livros para leituras.
O Clube do Pensamento da oportunidades principalmente a jovens que moram nas periferias brasileiras. No ano de 2022, cerca de 17 participantes tiveram a oportunidade de aprendizagem profissional em técnicas de roteiro para comédia. Uma vez que o foco do curso era roteiro para comédia.
Uma curadoria composta pelo diretor Gil Alves, o Ator Thiago Almasy, o cineasta Alequine Sampaio e o agitador cultural Uran Rodrigues, selecionou 5 pessoas pretas e trans oriundas das periferias de Salvador. Toda a estrutura técnica será da Produtora Suburbanos Produções do ator Rodrigo Sant’anna e o apoio estrutural da plataforma de streaming Netflix Brasil. Os selecionados do Laboratório Criativo do Clube do Pensamento tem entre 18 e 26 anos.
Junior diz que a vida se encarregou de lhe impressionar outra vez. “O projeto cresceu, a Netflix e a produtora Suburbanos se juntaram conosco e hoje estou indo pra Salvador, o mesmo lugar que eu me despedi, pra realizar o novo projeto do Clube, junto com jovens que dessa vez, não vão precisar ficar longe da família e amigos pra desenvolver sua arte.” Completa.
QUEM IDEALIZOU O CLUBE DO PENSAMENTO?
Foto: Junior Figueredo (arquivo pessoal).
Junior Figueiredo, criador do Clube é baiano, natural da cidade de Eunápolis, Roteirista de diversos programas de humor e comédia, Inclusive “A sogra que te pariu” primeiro Sitcom brasileiro produzido pela Netflix.