Clube do Pensamento realiza Laboratório Criativo para pessoas Trans e Pretas em Salvador

A quinta edição do Clube do Pensamento inicia suas atividades a partir deste sábado (17), com o Laboratório Criativo, em Salvador.

O Clube do Pensamento é uma plataforma gratuita de ensino que tem como objetivo proporcionar uma introdução ao conhecimento técnico/artístico a fim de habilitar os participantes para o mercado profissional.

Tem como foco a participação de jovens das periferias, pessoas trans, pessoas negras e idosos. 

A outra parte da programação, a Oficina de Roteiro, será realizada em agosto e as inscrições serão iniciadas em setembro com inicio em agosto deste ano (de forma virtual). 

O Clube do Pensamento iniciou em 2019 na garagem da casa dos seus idealizadores, o roteirista Júnior Figueiredo e o ator Rodrigo Sant’anna.

“É uma alegria muito grande levar o Clube para Salvador, o objetivo sempre foi ouvir histórias de pessoas que estão fora do eixo Rio, São Paulo. Fazer isso no Nordeste, em Salvador, no meu estado é uma alegria muito grande, e é só o começo. Eu quero levar o Clube para outras cidades, para que mais histórias sejam contadas” Diz Junior Figueredo. 

A quarta edição (2022) contou com o apoio institucional da plataforma de streaming Netflix Brasil, onde cada participante recebeu uma ajuda de custo e um notebook com os programas de produção de roteiro e livros para leituras.

O Clube do Pensamento da oportunidades principalmente a jovens que moram nas periferias brasileiras. No ano de 2022, cerca de 17 participantes tiveram a oportunidade de aprendizagem profissional em técnicas de roteiro para comédia. Uma vez que o foco do curso era roteiro para comédia.  

Uma curadoria composta pelo diretor Gil Alves, o Ator Thiago Almasy, o cineasta Alequine Sampaio e o agitador cultural Uran Rodrigues, selecionou 5 pessoas pretas e trans oriundas das periferias de Salvador. Toda a estrutura técnica será da Produtora Suburbanos Produções do ator Rodrigo Sant’anna e o apoio estrutural da plataforma de streaming Netflix Brasil. Os selecionados do Laboratório Criativo do Clube do Pensamento tem entre 18 e 26 anos. 

Junior diz que a vida se encarregou de lhe impressionar outra vez. “O projeto cresceu, a Netflix e a produtora Suburbanos se juntaram conosco e hoje estou indo pra Salvador, o mesmo lugar que eu me despedi, pra realizar o novo projeto do Clube, junto com jovens que dessa vez, não vão precisar ficar longe da família e amigos pra desenvolver sua arte.” Completa. 

QUEM IDEALIZOU O CLUBE DO PENSAMENTO?

Foto: Junior Figueredo (arquivo pessoal). 

Junior Figueiredo, criador do Clube é baiano, natural da cidade de Eunápolis, Roteirista de diversos programas de humor e comédia, Inclusive “A sogra que te pariu” primeiro Sitcom brasileiro produzido pela Netflix.

Artigo anteriorDo local ao global: contribuições do Brasil para a saúde mental
Próximo artigoCasa do Hip-Hop Bahia é premiada no Projeto Salvador Capital Afro
Doté Olissassì
Graduado em Pedagogia, Pós-graduado em Gestão Pública Ambiental, Roteirista, Produtor Cultural, Comunicador e Consultor de Projetos. Autoridade Tradicional (Doté) da Fraternidade de Matriz Africana S'aganmà Zùn, Povo Tradicional de Matriz Africana Jeje Mahi. Coordenador Geral do escritório da Associação Mundial Naziafah no Brasil, Coordenador Nacional de Articulação Política do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - FONSANPOTMA, Coordenador de Comunicação da Teia Nacional Legislativa em defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Dirigente do Núcleo Nacional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Partido dos Trabalhadores, Conselheiro Fiscal da Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - COOPTMA, membro do Movimento Negro Unificado - MNU-RN, Coordenador Estadual do Setorial de Segurança Alimentar do PT-RN, Conselheiro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente, Conselheiro Nacional de Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Consultor de Projetos da Associação Multicultural Azumatar, Consultor Pedagógico da Antropos Consultoria Socioambiental, um dos autores do Livro Negritude Potiguar e Colaborador da Agência de Notícias das Favelas - ANF.