Clubes sociais reabrem na 3ª Fase de retomada em Salvador

Clubes sociais voltam a funcionar em Salvador - Foto Raul Spinassé

O mês de setembro marca a retomada da 3ª Fase das atividades econômicas em Salvador. Desde o dia 1º, os clubes sociais estão autorizados a funcionar, atendendo algumas regras inclusive para a realização de práticas esportivas, individuais ou em dupla, com exceção daquelas que exigem contato físico. Estão liberadas aulas em áreas abertas com limite de dez pessoas, com duração máxima de 50 minutos e distanciamento social de 1,5m entre pessoas.

Os clubes precisam aferir a temperatura de colaboradores, prestadores de serviço e frequentadores, disponibilizar totens de álcool em gel 70% no acesso aos clubes e locais com grande movimentação. Os frequentadores devem levar seus próprios utensílios como copos, garrafas, toalhas e óculos de natação, sem compartilhá-los, e o uso de bebedouros está proibido.

É obrigatório o uso de máscara durante o tempo de permanência no clube para funcionários e frequentadores (exceto atividades feitas na piscina). Os atendentes precisam usar, além de máscara, face shields. Aqueles com 37,5º ou mais devem ser direcionados para uma unidade de saúde.

O funcionamento será permitido das 6h às 22h, de segunda a sexta, das 6h às 18h, aos sábados, e das 6h às 14h, aos domingos. Em Salvador, existem cerca de 11 clubes filiados ao Sindicato dos Clubes da Bahia (Sindiclube) que têm estrutura para atividades esportivas.

Nesta retomada foi autorizada a ampliação da capacidade máxima de pessoas em templos religiosos, antes era de 20%, passando para 30% (ou 50 pessoas, o que for maior). Porém, continuam fechados, Parques de diversões, teatros, cinemas, casas de espetáculo, centros de eventos e de convenções.