Coalizão Negra por Direitos protocola queixa-crime contra ex-ministro Pazuello

Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Promotoria de Direitos Humanos do Estado de São Paulo, recebeu uma queixa-crime contra o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, por prática de racismo.

A ação foi protocolada por um grupo de advogadas da Coalizão Negra por Direitos.

A razão da queixa se refere a um episódio que aconteceu em 2005, quando o soldado Carlos Vitor de Souza Chagas, então com 19 anos, foi punido pelo general Pazuello.

O soldado que transportava uma banheira em uma carroça, foi acusado pelo ex-ministro, de correr demais. O general Pazuello obrigou o soldado Chagas a puxar a carroça, colocando-o na posição ocupada por um animal, com um colega o conduzindo.

Segundo depoimentos, o ato de humilhação foi presenciado por outros militares.

De acordo com o documento apresentado à promotoria, o argumento da Coalizão é que: “Ainda que tenha havido à época Inquérito Penal Militar, o qual fora arquivado, a questão do racismo presente no episódio relatado é patente e até o presente momento não havia sido trazida à tutela pública jurisdicional”.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas