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A Coca-Cola Brasil assinou nesta segunda-feira (25), no Rio de Janeiro, a carta de adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial. Com a adesão, a companhia se compromete a aumentar a participação de talentos afro-brasileiros em seus quadros gerenciais e ser uma voz ainda mais ativa para a causa.

Xiemar Zarazúa
Xiemar Zarazúa – Presidente da Coca-Cola Brasil. Foto: Alexandre Loureiro / Inovafoto

Para marcar a assinatura do documento, a Coca-Cola Brasil promoveu uma sessão de palestras sobre o papel da iniciativa privada na promoção da diversidade racial, com mediação da jornalista Flávia Oliveira. O evento teve participação do ativista Joe Beasley, líder do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos e presidente da Joe Beasley Foundation, da historiadora e pesquisadora Wania Sant’Anna, e do secretário executivo da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, Reinaldo Bulgarelli.

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Reinaldo Bulgarelli, Flávia Oliveira, Joe Beasley,Wania Sant’Anna, Lisa Borders, Xiemar Zarazúa. Foto: Alexandre Loureiro / Inovafoto

“Queremos usar cada vez mais o nosso negócio para contribuir com causas relevantes para a sociedade brasileira. O Brasil é uma das nações mais miscigenadas do mundo. Ainda assim, existem profundas disparidades de renda, educação e emprego. Acreditamos que a iniciativa privada tem a responsabilidade de contribuir na construção de uma sociedade mais igualitária. Isso é uma prioridade para a Coca-Cola e se aplica ao negócio e a toda a cadeia de valor”, afirma Raïssa Lumack, vice-presidente de Recursos Humanos da Coca-Cola Brasil.

A Coca-Cola Brasil tem promovido ações de fomento à diversidade há mais de dez anos, quando começou a apoiar instituições ligadas à igualdade racial. A primeira iniciativa da companhia foi patrocinar o Troféu Raça Negra, que premia ícones que promovem a identidade afro-brasileira e é realizado pela Afrobras, organização que trabalha pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros.

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Reinaldo Bulgarelli e Xiemar Zarazúa. Foto: Alexandre Loureiro / Inovafoto

Há seis anos, a empresa criou uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca-Cola, que promove oportunidades econômicas para moradores de comunidades de baixa renda, em parceria com instituições locais, oferecendo treinamento técnico, fortalecimento comunitário e acesso ao mercado de trabalho. O Coletivo já impactou a vida de quase 150 mil pessoas, sendo 65% de jovens afro-brasileiros.

E, há dois anos, a Coca-Cola Brasil ampliou a parceria com várias entidades para fomento de educação e cultura, como Instituto Steve Biko e Mídia Étnica.

Recentemente, a companhia e o Fundo Baobá lançaram o edital “Cultura Negra em foco”, direcionado a organizações com ou sem fins lucrativos que desenvolvam projetos inovadores focados na divulgação da cultura e da identidade negra no Brasil. Ao todo, serão destinados mais de R$ 400 mil.

Para acelerar o aumento na participação de talentos afro-brasileiros em seus quadros gerenciais, a Coca-Cola Brasil está iniciando novas políticas e práticas que flexibilizem a identificação e o recrutamento. A implementação do projeto-piloto começa já em 2016.

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Sobre a Coca-Cola Brasil 

O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em cinco segmentos – águas, chás, refrigerantes, bebidas de frutas e bebidas esportivas – com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Composto por 10 grupos fabricantes, o Sistema emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Em 2015, o total investido na operação no Brasil foi de R$ 2,7 bilhões, reforçando a continuidade do compromisso da Coca-Cola Brasil com o país: entre 2012 e 2016, terão sido investidos R$ 14,1 bilhões, valor 50% superior ao dos cinco anos anteriores.