As obras de três artistas visuais de subúrbios cariocas foram transportadas para as páginas dos livros da coleção Subúrbio Singular: Jovens Artistas Contemporâneos, a ser lançada hoje, na Biblioteca Popular Municipal Cecília Meireles, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
O projeto tem como objetivo fortalecer a produção artística suburbana. A coleção inclui três livros inéditos dedicados ao trabalho dos artistas visuais Ana Hortides, Andréa Hygino e André Vargas, com textos críticos de curadores periféricos e emergentes, cariocas atuantes da cena artística contemporânea.
A coleção Subúrbio Singular: Jovens Artistas Contemporâneos surge do desejo de fomentar e dar visibilidade à produção de artistas visuais emergentes, negros e LGBTQIAPN+, nascidos ou que desenvolvam suas práticas artísticas em subúrbios do Rio de Janeiro, cujo trabalho verse ou reflita sobre questões periféricas.
“Subúrbio Singular vem do desejo de fomentar a prática artística oriunda do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, mapeando artistas emergentes, mulheres, negros e dissidentes que desenvolvam por meio de seus processos artísticos questões urgentes à contemporaneidade, e, desse modo, pensando e elaborando seu primeiro livro de carreira”, explica Ana Hortides, artista e organizadora da coleção.
Edições caprichadas
Além dos textos inéditos sobre os artistas, produzidos pelos curadores, cada livro conta com biografia, cronologia, registro de obras e a listagem das obras. E todas as publicações têm tradução dos textos para o inglês. Vale destacar que obras e livros trazem discussões múltiplas e interdisciplinares urgentes à contemporaneidade, como moradia, território, protagonismo feminino, decolonialidade, língua, etnografia, ensino e educação.
Ana Hortides trabalhou com a curadora Pollyana Quintella no livro Meu lugar; Andréa Hygino com Raphael Fonseca em O corpo dissente; e André Vargas com Silvana Marcelina em Os dois gumes da palavra: o feitiço e o corte.
Mais do que lançamentos
Além da sessão de autógrafos com os três artistas da coletânea, eles participarão de um seminário. A proposta é aproximar o público de todo o processo de trabalho artístico e promover o debate a respeito dos temas relevantes aos nossos dias.
Com isso, na ocasião do lançamento, haverá também uma série de três oficinas gratuitas, com 15 vagas cada. A artista Ana Hortides vai ministrar a oficina de câmara escura, na qual apresentará de forma divertida e educativa os princípios da técnica fotográfica explorando as paisagens do entorno.
Andréa Hygino realizará a oficina de cologravura, em que os participantes vão experienciar a técnica da gravura por meio da criação de carimbos.
Com André Vargas, os participantes produzirão faixas, sendo estimulados a pensar criticamente esse espaço de comunicação e expressão, conjugando a isso o sentido poético das palavras e frases criadas.
Serviço
Lançamento da coleção Subúrbio Singular: Jovens Artistas Contemporâneos com sessão de autógrafos, seminário e oficinas
Data: 18 de setembro, segunda-feira, das 14h às 17h (oficinas das 14h às 15h)
Local: Biblioteca Popular Municipal Cecília Meireles
Endereço: Praça Geraldo Simonard s/nº – Pechincha, Jacarepaguá
Entrada gratuita
Sobre as oficinas
Oficina de câmara escura com a artista Ana Hortides
Sinopse: A oficina propõe a experiência da construção de uma câmara escura para crianças, com o uso de cartolina, que apresentará aos participantes os primórdios da técnica fotográfica de forma lúdica e sensível. Além da feitura do objeto, os participantes serão convidados a observar o espaço ao redor com as câmeras, conversando sobre fotografia e a experiência vivenciada.
Lotação: 15 crianças
Faixa etária: 10 a 14 anos
Todos os materiais necessários serão fornecidos pelo projeto.
Oficina Corpo-cadeira com a artista Andréa Hygino
Sinopse: A oficina vai realizar uma “cologravura” com crianças utilizando uma base de papelão e e.v.a. para a criação de carimbos que remetem, de forma lúdica, ao processo e à experiência de produção de uma gravura. Os participantes serão instruídos a criar formas híbridas de carteiras escolares e corpos para a elaboração dessa matriz, que será a base do carimbo utilizado para imprimir as imagens em folhas de papel.
Lotação: 15 crianças
Faixa etária: 10 a 14 anos
Todos os materiais necessários serão fornecidos pelo projeto.
Oficina Poesia Faixa Preta com o artista André Vargas
Sinopse: Oficina para crianças de produção de faixas com mensagens poéticas sobre as potências fundadoras da cultura negra em nossa constituição como nação. Os participantes serão estimulados a pensar criticamente a ideia da faixa enquanto espaço de comunicação e expressão, conjugando a isso o sentido poético das palavras e frases criadas.
Lotação: 15 crianças
Faixa etária: 10 a 14 anos
Todos os materiais necessários serão fornecidos pelo projeto.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas