Contos e crônicas do subúrbio carioca são lançados hoje na coletânea Encruzilhadas Suburbanas, organizada pelo escritor Pedro Machado, em um evento com direito a feijoada, cerveja, pipaço, sarau e sessão de autógrafos, em Cascadura, Rio de Janeiro, às 13 horas.

A antologia propõe apresentar ao leitor um subúrbio sem estereótipos e preconceitos, com histórias que refletem as experiências, as tensões da violência e destacam a memória de personagens locais e suas transformações.

Pedro dividiu as histórias em quatro eixos para estabelecer conexões nos contos inéditos, produzidos pelos 23 autores. Além disso, são mencionados personagens como Lima Barreto, Carolina Maria de Jesus e Solano Trindade.

O título da coletânea faz referência “às religiões afro-brasileiras, que tem a encruzilhada como um símbolo forte. Também é um encontro de caminhos diversos. Por isso dividi os contos em retrato, desgosto, memória e por último, a metamorfose”, explica o autor.

Pedro Machado é mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFRJ, poeta e professor. Com quatro obras publicadas, Encruzilhadas Suburbanas sai pela editora Oficina Raquel. O lançamento acontece no contexto do Rolé Literário.

O Rolé Literário

Apresentados como um mutirão, o Rolé Literário reflete a diversidade da produção ficcional contemporânea da cidade, com destaque para a pluralidade do imaginário suburbano carioca.

O texto coletivo Dia de São Cosme & São Damião evidenciou o grupo, que intensificou suas atividades e encontros frequentes no Bar do Papa, em Cascadura, espaço que se tornou conhecido como o QG do mutirão.

“Queremos nos permitir e permitir a outros a alegria de exercer a criação em mutirão. Não queremos mais esperar alguém nos dar a fala. Decidimos pegar o microfone. Valorizar nossa capacidade de criar. Para ficar bonito: a nossa poiesis. Libertar nossa escrita. Nossa literatura bebe cerveja, sai no bloco das piranhas, pede licença aos orixás”, afirma o manifesto do Rolé Literário.

Serviço

Bar do Papa, 13 horas

Rua Cândida Bastos, 164, Cascadura, Rio de Janeiro

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas