Alguns amigos trans piauienses criaram o COLETIVO 086 para promover eventos e projetos para e sobre a comunidade no estado. Entre as ações, foi realizado um documentário e uma websérie sobre a vivência, lutas e conquistas da comunidade no Piauí. O projeto mais recente é a Websérie LGBThe’: História, Resistência e Resiliência, primeira no Piauí produzida por uma equipe formada majoritariamente de pessoas trans. Além disso, uma exposição estará disponível no Teresina Shopping até o dia 28 de fevereiro de 2025 com fotos, artigos e informações sobre a produção do projeto.
O coletivo surge através da ideia de dar visibilidade, em todas as plataformas audiovisuais e digitais, as vozes marginalizadas levando o debate acerca de suas demandas com um foco especial na população LGBTQIAPN+, buscando sempre dar protagonismo e visibilidade a esses sujeitos tendo em vista que existe uma grande necessidade de ser contada essa história de luta para que estes indivíduos consigam se auto identificar como portadores de direitos e deveres na sociedade.
Grax Medina Gutierrez, de 34 anos, é o coordenador, idealizador e produtor do Coletivo 086. “O nosso coletivo surgiu em 2020 porque não nos sentia contemplado dentro da comunidade LGBTQIA+, existem muitos grupos específicos que não nos contemplavam e que não nos faziam ser vistos com muita importância em relação aos outros, inclusive, existe ainda muito preconceito entre os próprios gays e lésbicas com a gente, então é algo a mais que a gente tem que enfrentar”, lamentou.