Neste domingo, 4, o Coletivo Água da Fonte (Caf) completa dois anos e lança o livro “Vozes Poéticas”, com poesias de jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador.
A ideia do livro surgiu a partir dos saraus de poesia e batalhas de rimas promovidos pelo coletivo da comunidade, de Alto de Coutos. Entre recitais e conversas informais, os organizadores dos encontros perceberam a potência dos participantes.
“Vozes Poéticas é a nossa identidade sociocultural, comunitária e, sobretudo, artística. Somos os diversos Joãos e Marias que transformam dores em poesias e as alegrias em escritas autobiográficas para adoçar o nosso dia a dia. Abram os ouvidos, ouçam o som das Vozes Poéticas do Subúrbio Ferroviário de Salvador”, diz Cláudio de Aguiar, idealizador do projeto.
A publicação foi 90% financiada com recursos próprios do Coletivo Água da Fonte, obtidos com rifas, bazar e investimento de alguns de seus integrantes.
Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento será transmitido pelo Facebook e Instagram do Água da Fonte.
O surgimento do Coletivo Água da Fonte
O Coletivo Água da Fonte surgiu em 2018, idealizado por Cláudio de Aguiar (pedagogo, poeta e escritor) e Eder Moreira Souza (DJ e produtor musical), e hoje conta com a participação de diversos jovens da comunidade de Alto de Coutos e adjacências.
O objetivo do coletivo é mergulhar na ressignificação da identidade comunitária e fomentar a cultura local através do protagonismo dos atores sociais da comunidade local por meio de atividades artísticas, culturais e educacionais.
O nome do coletivo é uma referência às fontes de água potável que existem no Alto de Coutos, também nascentes do Rio Jauá, que corta toda a comunidade e que deságua no Rio Paraguari.
Para os integrantes do coletivo, essas fontes são referências indenitárias da comunidade , pois deram “água de beber” e “água de gasto” para seus moradores quando Alto de Coutos não tinha vivido o seu processo de urbanização. E até hoje elas existem como ponto de memórias de quem lavaram suas roupas, mataram suas sedes e se banharam nas águas dessas fontes.