Segundo a poeta Alzira Umbelino, o mês de agosto chega sem pressa, limpa o céu para as pipas, oferece balanço extra em roda gigante e colo aos ecos de cantos distantes…
Em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, Agosto de 2022 marcou também a volta do Coletivo Experimentalismo Brabo ao município, celebrada com um passeio cultural com circo e rua e poesia, realizado no Morro do Palácio, no último domingo (28). Fundado em 2013, o grupo realiza intervenções sobre afeto, solidariedade e cultura da paz em territórios periféricos.
A atividade contou com a animação dos palhaços Lelê Vitta e Will Will e com as brincadeiras de Catia Nascimento. Já a artista Luiza Carioca levou a ludicidade do bambolê. O grupo caminhou pelo morro, brincando com moradores e visitantes. A ação lembrou os passeios circenses onde os artistas do circo anunciam sua chegada na cidade. No entanto, os integrantes do coletivo anunciaram que estão empenhados no registro e na divulgação da memória cultural popular na cidade.
No final do passeio, a contadora de histórias convidada Débora Soares fez a leitura do folheto de cordel sobre o fotógrafo popular Josemias Moreira. Graças ao apoio da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói, a publicação foi distribuída gratuitamente.
Cria do Palácio, Josemias mesmo sendo cego de um olho, fotografa a beleza presente nos moradores e no cotidiano de sua comunidade, seu nome ganhou destaque na fotografia carioca com o Projeto Aqui é o Palácio – https://www.youtube.com/watch?v=Kye750EYXks. Sua homenagem também contou com a presença do Professor Elielton Rocha, que falou sobre a importância da região e de seus agentes culturais. A produção da manhã cultural teve o apoio de Mila Neves.
As próximas atividades do Coletivo Experimentalismo Brabo serão realizadas na comunidade Coronel Leôncio. Mais informação sobre o trabalho do grupo pode ser obtida no Instagram: @coletivoebrabo
Gostou da Matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas