O Coletivo de Entidades Negras – CEN, organização do movimento social, articulou a visita de integrantes do Fórum de Sáude das Periferias da Bahia na ocupação do Jardim Victória, no bairro do Caji, em Lauro de Freiras.
A reunião aconteceu no último dia 24, e contou com representantes das organizações que compõem o Fórum, com Antônio Roberto, presidente Conselho Municipal de Saúde – CMS, Jocélia Freitas, representante do Coletivo de lésbica, bissexuais, gays, transexuais de Itinga – CLGBT, Ricardo Andrade, Coordenador Geral da Secretaria de Direitos Humanos, Lula Maciel, chefe de gabinete da Prefeita Moema Gramacho e Claudio Reis, Coordenador de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde e do represente da Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ e Paulo de Almeida Filho, editor e coordenador de ações sociais da Agência de Notícias das Favelas.
A comitiva visitou o Posto de Saúde da Família – PSF Caji, conversou com pacientes e equipe médica e funcionários que expuseram as dificuldades, desafios e os avanços daquela unidade.
Em seguida a comitiva seguiu para uma conversa com os moradores da Ocupação Jardim Victória, também no Caji.
“Nossa ocupação é uma área bastante vulnerável do ponto de vista da estrutura pública, os serviços aqui ainda são precários… o acesso a saúde é muito difícil e nós aqui queremos fazer parte dessa articulação para trazer benefícios para nossa comunidade”, comentou Shirlene de Souza, líder comunitária.
Para Ricardo Andrade, coordenador do CEN, o debate ampliado na perspectiva de saúde é importante para superar a ideia de que a saúde está a ligada exclusivamente ao corpo físico. Ele afirma que a saúde está associada a diversas ações e serviços da vida em comunidade, como por exemplo, a relação com o meio ambiente, a infraestrutura, o transporte coletivo, a coleta de lixo, ailuminação e a segurança pública.
Um relatório detalhado será produzido pelos técnicos presentes na visita e disponibilizado para que sirva de elemento balizador de políticas públicas e futuras ações que ajudem a comunidade acessar a estruturas pública de saúde.
Foi deliberado ainda, que no mês de fevereiro, a prefeitura de Lauro de Freitas em parceria com Fórum e as respectivas organizações, realizará uma feira de saúde para atender de forma mais imediata as necessidades mais urgentes daquela comunidade.