Encontro comemora 10 anos do Sarau do Escritório com lançamento do livro “Poéticas à Oeste: escritos para viagem” e artistas convidados

A resistência de mulheres fazedoras de arte é comemorada nos 10 anos do Sarau do Escritório, um dos projetos mais longevos da Associação Cultural Peneira. Neste sábado (31/8), às 14h, o coletivo liderado pelas artistas e pesquisadoras Priscila Bittencourt, Lais Castro e Elisa Ottoni, apresenta o evento “Sarau do Escritório comemora 10 anos e convida Sarau do Velho”, no Centro do Rio de Janeiro. Além do lançamento da antologia “Poéticas à Oeste: escritos para viagem”, a programação conta com a presença de poetas, DJ, grupo de samba e performers. Aberto ao público, o encontro tem entrada gratuita e classificação etária de 14 anos.

“Sarau do Escritório comemora 10 anos e convida Sarau do Velho” traz os convidados: Valeska Torres, poeta, escritora, performer, editora, educadora e estudante de Biblioteconomia pela UNIRIO; Bruna Mitrano, escritora e desenhista; Roda Clandestina, grupo mineiro de samba, formado só por mulheres e DJ Dudu Maneh, que apresenta o repertório “Open Format”, com sucessos da Disco, Black Music, MPB, Samba, Funk e músicas eletrônicas.

“A Peneira realiza desde 2013 o Sarau do Escritório, um laboratório de experimentação artística onde a poesia dá o tom do evento. Em 2024, resolvemos comemorar os 10 anos do Escritório realizando 10 edições espalhadas pelo Rio de Janeiro. Dessas edições, a única que será na rua é esta do sábado”, afirma Priscila Bittencourt, uma das integrantes da Associação e coordenadora do projeto.

O livro “Poéticas à Oeste: escritos para viagem” surge da vontade de materializar o processo de experimentação da ação performática “Poemas para Viagem”, realizado no ano de 2023. Durante três dias, em cinco espaços públicos de cinco bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro, 12 poetas presentearam transeuntes com poemas escritos na hora a partir das histórias dessas pessoas. 

A antologia é publicada pelo selo Nuvem Poética, criado em 2017, pela Associação Cultural Peneira para contemplar edições relacionadas aos projetos da instituição. 

“O lançamento do livro, além de compor a programação das comemorações, é importante para apresentar ao público o quanto esse dispositivo do ‘Poemas para Viagem’ pode criar outros imaginários sobre a cidade, sobretudo a partir de histórias e memórias de pessoas que constroem seus territórios cotidianamente”, ressalta Priscila.

As ações fazem parte do projeto “Territórios, Estéticas e Afetividades Fabuladas”, que busca a conexão entre territórios, desenvolvimento de práticas artísticas participativas, pesquisa, democratização do acesso à cultura e aos meios de produção cultural. O projeto foi contemplado no Edital de Ações Locais – Edição Paulo Gustavo, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

As diversas atividades visam fortalecer a circulação do público e atividades culturais nos dois pólos da cidade, Zona Oeste e Centro, propondo trânsitos e trocas, pelo lazer, arte e cultura. Um processo criativo desenvolvido pela Peneira e que permite a todos os envolvidos experimentar outras combinações e montagens a partir de seu próprio repertório. 

Saiba mais sobre a Associação Cultural Peneira, projetos e integrantes nesse link aqui

Ficha técnica
Coordenação do projeto: Priscila Bittencourt | Curadoria: Elisa Ottoni, Laís Castro e Priscila Bittencourt | Produção executiva: Dudu Maneh | Cenário: Marcos Arruzo I Iluminação: Rel Rocha |Assessoria de imprensa: Orbe Comunicação | Identidade visual: Fabiano Pires – MUTA Arquitetura

Entrada gratuita

Convidados:
Valeska Torres, poeta, escritora, performer, editora, educadora e estudante de Biblioteconomia pela UNIRIO;
Bruna Mitrano, escritora e desenhista;
Roda Clandestina, grupo mineiro de samba, formado só por mulheres;
DJ Dudu Maneh apresenta o repertório “Open Format”, com sucessos da Disco, Black Music, MPB, Samba, Funk e músicas eletrônicas.