A partir da disponibilidade de uma emenda parlamentar para fomento da Política Pública Nacional de Educação Ambiental (PPNEA), o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Recife concebe seu formato teórico (em meados de 2015), tendo seu principal objetivo a formação propriamente dita de um coletivo formado por jovens em prol do meio ambiente na cidade do Recife. O projeto mantém em sua base quatro (4) frentes de atuação – ou linhas de atuação. A primeira diz respeito a gestão e mobilização do coletivo, onde a definição de uma estratégia ampla e de relevante impacto seja definida com finalidade de alcançar diferentes setores sociais e institucionais no que tange a disseminação da educação ambiental por meio dos jovens. A segunda linha diz respeito a formação dos jovens inclusos no coletivo. A partir do Programa Municipal de Educação Ambiental da cidade do Recife será promovido uma série de minicursos norteadores do coletivo (sustentabilidade e mudanças climáticas; verde urbano; resíduos sólidos; recursos hídricos.
A terceira linha corrobora na Comunicação e Articulação do CJMAR, seja ela externa ou interna.
O mesmo é formado por um grupo de jovens que unidos por questões ambientais, visam dialogar e desenvolver estratégias em busca de um Recife e regiões mais sustentáveis.
MISSÃO
Garantir o empoderamento, engajamento e participação dos jovens da RMR na temática ambiental, de forma a assegurar a responsabilidade social em prol da sustentabilidade.
VISÃO
Ser um grupo fundamental para garantir a justiça socioambiental da cidade do Recife por meio de instrumentos de educação ambiental em diálogos com os demais grupos da sociedade civil e o poder público.
ALGUMAS DAS AÇÕES REALIZADAS PELO CJMAR EM 2019