O Coletivo Agbara Dudu -Poder Preto em yorubá- vai marcar presença no tradicional cortejo da lavagem do Bonfim, no dia 11, em Salvador.
O grupo participará do evento com faixas e cartazes sobre o combate ao racismo e fará um ato público em frente ao antigo Ministério da Fazenda no Comércio.
O objetivo é chamar atenção da sociedade e dos partidos políticos para a falta de representatividade da população preta de Salvador nos cargos eletivos do Executivo e do Legislativo Municipal.
A intenção do grupo é incentivar as candidaturas de pretos e pretas no campo democrático popular para a disputa eleitoral em outubro.
Com camisas do lançamento da campanha “Poder Preto : Vem com a gente” , o grupo conta com o apoio da Sociedade Protetora dos Desvalidos, a associação civil negra mais antiga do país, com 190 anos de atuação em defesa da liberdade e da igualdade racial .
A instituição promoveu na sua sede no Terreiro de Jesus, em novembro, uma roda de diálogo sobre “ A representatividade política nas eleições de Salvador” e a partir desse debate foi criado o coletivo para realizar ações de mobilização social em defesa da ampliação dos espaços políticos para pretos e pretas.
Outras atividades da campanha serão realizadas ao longo do ano em escolas e em parceria com outras entidades de defesa dos direitos humanos e do movimento negro.
Os interessados em participar das próximas ações podem acessar o perfil do grupo no Instagram.