Durante três dias, a Comissão Executiva da revisão do Plano Diretor Urbano e Códigos Urbanístico, Ambiental e de Obras de Camaçari, realizou audiências públicas sobre o tema com a população.
As audiências aconteceram em três momentos: dia 15 na sede do município, 17 em Abrantes e 19 de maio em Monte Gordo. Ambas audiências promovidas pelas Prefeitura de Camaçari, Litoral Norte da Bahia.
O Coletivo Preserve Itacimirim-CPI foi representado nos encontros por: Alexandre Torres, Eugênia Soares de Carvalho, Claudia Correia, Luzineide Conceição das Virgens, Deolinda Ribeiro, Gabriela Schain, Paulo Oliveira e Edi Wilson Araujo de Sousa.
As audiências públicas constam no cronograma da comissão com o objetivo de apresentar os planos de trabalho, de mobilização social e de comunicação elaborados pelo Consórcio AUR Gerenciamentos Ltda e Instituto Bahiano de Direito Imobiliário – IBDI, empresa de consultoria que venceu a licitação, cujo contrato 411/2022 está no valor de R$ 7.756.805,95 e será executado em 4 etapas.
Os principais problemas de Itacimirim apresentados pelo Coletivo Preserve Itacimirim foram: deficiências no abastecimento de água,iluminação pública, transporte, saneamento básico e esgotamento sanitário, poluição sonora e ambiental de rio, lagoa e mar, deficiência na coleta de resíduos sólidos, fotopoluição nas praias, desmatamento, má conservação das vias,estacionamento irregular de veículos em áreas de preservação ambiental, avanço de empreendimentos imobiliários construídos sem contrapartida ambiental e sem respeito à reserva de vegetação nativa e ausência de áreas de convivência social.
Os membros do grupo também reforçaram as propostas apresentadas nas audiências públicas para que os critérios para revisão de zoneamento de áreas de preservação ambiental considerem a legislação estadual vigente, que inclui Itacimirim na Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guarajuba – APA .
As próximas etapas do debate terão nove oficinas temáticas e mais um ciclo de três audiências para traçar um diagnóstico das demandas da comunidade para as políticas de desenvolvimento socio econômico, turístico e ambiental do município.
Todos os relatórios das audiências e o calendário de atividades estão no https://pddu.camacari.ba.gov.br Para encaminhar propostas e críticas qualquer cidadão ou entidade social pode enviar para: contato.pdducamacari@camacari.ba.gov.br
As audiências estão gravadas no canal da Prefeitura Municipal de Camaçari no Youtube: https://www.youtube.com/live/OtNNoAlf4p4?feature=share