No último sábado, 15, o Coletivo Preserve Itacimirim realizou algumas ações educativas, como: mutirão de limpeza de praia, exposição sobre tartarugas marinhas e uma oficina de brinquedos com material reciclável, em Itacimirim, Camaçari, Litoral Norte da Bahia. As ações foram em alusão ao mês do meio ambiente. As atividades foram realizadas na Barraca Papiri, na praia do surf, e teve o apoio da Fundação Projeto Tamar.

Crédito: Claudia Correia

A bióloga Adriana Cortez, da Fundação Tamar, explicou ao público que visitou a exposição itinerante, os ciclos de vida das tartarugas, seus hábitos alimentares e as ameaças que sofrem com a fotopoluição, a destruição dos ninhos e os resíduos jogados nas praias.

Crédito: Claudia Correia

As crianças da comunidade fizeram atividades lúdicas orientadas pela bióloga para aprenderem a medir uma tartaruga e ajudarem na proteção dos ninhos na areia das praias. O arte educador Expedito Galvão confeccionou com as crianças brinquedos com material reciclável e destacou a importância da coleta seletiva e o consumo consciente.

Crédito: Claudia Correia

Os voluntários do Coletivo Preserve Itacimirim e convidados coletaram oito sacos de lixo no mutirão de limpeza na praia do surf. O grupo realiza mutirões mensais nas praias e mangue de Itacimirim e recolhe plástico, garrafas, latas e outros resíduos, que causam problemas para os animais e poluem o ambiente.

Itacimirim está inserido na Área de Proteção Ambiental Lagoas de Guarajuba -APA,gerida pelo Instituto de Recursos Hídricos e Meio Ambiente-INEMA.

Crédito: Claudia Correia

Dicas úteis

Segundo a Fundação Projeto Tamar as recomendações para combater a fotopoluição que causam a morte de tartarugas são: usar lâmpadas amarelas ou âmbar abaixo de 3.000 l; utilizar película 15% nas janelas voltadas para a praia; apoiar a recuperação e proteção da restinga que cria barreira para impedir que as luzes das casas cheguem até praia; consultar o órgão ambiental para ter orientação para conduzir um projeto que respeite às questões ambientais da região; manter a praia livre de obstáculos durante a noite para não impeçam a desova e para os filhotes encontrarem o mar.

Crédito: Claudia Correia