Coletivo Preserve Itacimirim promove oficinas de educação ambiental

O ano de 2023 começou animado para o Coletivo Preserve Itacimirim. Duas atividades de Educação Ambiental foram promovidas pelo grupo: a primeira foi último dia 4, na Rua da Floresta, comunidade Beira Rio, Itacimirim, em Camaçari, Litoral Norte da Bahia. E a outra foi no dia 21 de janeiro no Centro Cultural Berimbau Arte em Barra de Pojuca.

Os eventos foram executados por voluntários do coletivo, que desde 2021 atua em ações de conscientização ambiental, mutirões de limpeza de praias e lagoas e na elaboração de estudos sobre impactos ambientais na região.

As atividades mobilizaram adolescentes, jovens, dirigentes de entidades sociais e lideranças comunitárias. A ação integra o Programa de Educação Ambiental do coletivo, coordenado pela geóloga, coordenadora social e ambiental de empresa multinacional de Energia renovável Noelinda Ribeiro Santos.

A Gincana Ambiental, promovida nas duas comunidades é uma das atividades lúdicas do programa, que realiza ações educomunicadoras socioambientais, que refletem sobre questões ambientais como parte da construção social da realidade. A intenção é compartilhar conhecimento sobre cidadania participativa e preservação ecológica a partir do cotidiano da comunidade que vive os impactos ambientais em Itacimirim, como: a destinação dos resíduos, a poluição no mar e na lagoa, o desmatamento, os danos para a fauna.

Para os organizadores, essas ações socioambientais incentivam o encontro entre as associações de moradores, educadores, grupos e movimentos em defesa da qualidade de vida e dos direitos ambientais e os órgãos governamentais responsáveis pela execução e fiscalização da política de meio ambiente na região. Dentre os principais temas abordados estão os 5 R’s da Sustentabilidade: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar e os critérios do Selo Bandeira Azul, que renovou em dezembro de 2022 a certificação de um trecho de praia em Itacimirim, entre as ruas 3 e 10 da orla.

Plantando o futuro

Segundo a coordenadora Noelinda Santos, as atividades realizadas são direcionadas e estruturadas de acordo com o público alvo, mantendo conexão direta com os aspectos socioambientais locais. São utilizados elementos lúdicos que potencializam o desenvolvimento do espirito de trabalho em equipe e liderança, associados a momentos descontraídos.

“A Educação Ambiental na comunidade é como plantar sementes no solo, alguns vingam, outras não, mas se cuidarmos, esperarmos, possibilitarmos acesso ao sol a água, elas podem vingar, crescer e dar frutos.

Nessa analogia vejo que as crianças na comunidade tem o papel de agentes de mudança. Elas têm o poder de passar adiante informações e conhecimento e “plantar” essas sementes de consciência ambiental em casa, na escola e no lugar que vive”, afirmou.

As lideranças do Centro Cultural Berimbau Arte, Tia Nel e da Rua da Floresta, na comunidade Beira rio, Janicelia Nascimento elogiaram a iniciativa da parceria com o Coletivo Preserve Itacimirim para o desenvolvimento da comunidade e a formação dos jovens.