O Grupo de Trabalho sobre Feminicídio na Bahia – GT FEM – e a Rede de Enfrentamento à Violência contra as mulheres de Salvador promoveram uma reunião com os candidatos à Prefeitura Municipal da capital baiana. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 22, no Centro Cultural da Câmara Municipal, Praça Thomé de Souza s/n – Centro da capital. O objetivo é conhecer e debater os programas dos candidatos (as) e as reivindicações das mulheres soteropolitanas no que se refere à Violência contra as Mulheres.

Crédito: Claudia Correria

No encerramento, os grupos entregaram, a cada concorrente, um manifesto contendo propostas de políticas públicas para as mulheres para a próxima gestão municipal. O documento apresenta um panorama da violência contra as mulheres em Salvador, dados estatísticos, medidas e ações governamentais da esfera governamental do município para combater todo tipo de discriminação, especialmente na atenção à saúde integral, violência sexual, doméstica, dentre outras, geração de emprego e renda e  educação em todos os níveis.

Crédito: Claudia Correria

O levantamento ressalta o aumento do assassinato de mulheres, principalmente  negras, a precariedade dos serviços oferecidos, a morosidade no encaminhamento dos casos e a escassez de recursos para programas de prevenção e combate à violência, de forma articulada entre os diversos órgãos das políticas públicas nas diversas esferas e poderes.