Todos os anos, o Grupo Eco realiza uma colônia de férias de duas semanas para crianças de 6 a 12 anos, moradoras do morro Santa Marta. Mas, neste ano, eles estão com dificuldades para arrecadar doações.

O grupo leva cerca de 300 crianças e 45 voluntários e, para o deslocamento, precisam de seis ônibus. Também oferecem lanches em dois períodos, mas, até o momento, as doações que receberam foram abaixo do esperado.

Segundo Itamar Silva, líder do Grupo Eco, a colônia de férias é feita para que as crianças entendam que podem ter acesso à programação cultural do Rio de Janeiro. Para isso, durante 15 dias, acontecem passeios em museus, pontos turísticos, teatro, cinema e lugares para brincar.

Férias de verdade para crianças da favela

A primeira ação do Grupo Eco aconteceu em 1980. Nas férias de janeiro, as crianças chegam à sede às 8 horas para começarem o passeio e só retornam às 17 horas, diariamente.

Sidimar Augusto, morador do Santa Marta, participou quando tinha 10 anos. Adolescente, se preparou para ser instrutor e, hoje, aos 53 anos, ainda acompanha as atividades.

“Os meus três filhos participaram da colônia de férias quando estavam na idade. A minha neta passou pela colônia. Toda criança tem direito ao lazer, ao conhecimento.”

Campanha de arrecadação

O Grupo Eco Santa Marta ofereceu aulas de robótica durante dois anos, para moradores da comunidade. Mas, por falta de financiamento, o projeto teve que ser encerrado. Eles estão buscando financiamento para retomar as aulas em 2024.

Assim como esse, o projeto de distribuição de livros para crianças chamado Palavras que Ecoam, também será retomado no ano que vem, mas ainda não tem uma data certa para acontecer.

Em 2022, O grupo Eco Santa Marta arrecadou cerca de 10 mil reais para custear os ônibus e o lanche das crianças. Segundo Itamar Silva, o grupo nunca conseguiu os seis ônibus de graça e, por ser difícil custeá-los, eles começam a campanha em agosto e terminam em dezembro.

As campanhas de arrecadação são realizadas nas redes sociais do Grupo Eco Santa Marta. Quem quiser doar, pode fazer uma transferência bancária por PIX para o CNPJ 32.436.458.0001-84 ou uma transferência para o Banco do Brasil, Agência 1569-5, conta corrente 32.373-X.

Reportagem de Aline Maria

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas